Colunistas

Marco De la Roche

Misturando Histórias

Marco De la Roche é responsável pelo Mixology News, pelo Bartalks podcast e é um apaixonado por sabores e desafios. É proprietário da DrinkLab, consultoria para o mercado de bebidas, bares, restaurantes e cafeterias além de projetos para marcas de bebidas. É viciado confesso por novas bebidas, livros esquecidos em algum sebo e por conta desse vício, já abandonou meia mala de roupas em um aeroporto para não deixar de trazer alguns schnapps e acquavits da Europa. À frente da Drink.Lab, agência de consultoria, Marco tem a oportunidade de abrir um bar por mês em média, o que o torna um homem a ser preservado. Comanda o Mixology News a quinze anos e torce para o mundo não acabe em 2024.

Alison Oliveira

Fora do Eixo

Alison Oliveira, bartender paulistano e ex atleta de basquete, amante de esporte e da boa coquetelaria. Como um Adinkra que gosta muito do significado de Sankofa: "retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro”. Em uma pesquisa Fora Do Eixo, trago as bebidas e tendências do continente africano e destilados fermentados do "velho continente".

Bia Amorim

Beba menos, beba melhor

Bia Amorim é sommelière de cervejas, guia etílica, colunista de balcão online nos sites MIxology News e Papo de Homem e Editora da Farofa Magazine, publicação de Ribeirão Preto. Tem fé na humanidade.Apaixonada e mãe.

Bianca Andrioli

A química do bar

Bianca é bartender gaúcha, estudante de Engenharia de Alimentos da UFGRS e equilibrista de slackline. Em seu trabalho, dedica-se ao estudo dos compostos químicos presentes nos alimentos e como melhorar/facilitar seu manuseio.

Caio Bonneau

Da Mata Atlântica

Caio Bonneau é bartender na cidade de Ubatuba, em São Paulo e vive cercado pelo intenso litoral da Mata Atlântica. Caio poderia estar atrás dos melhores bares do país, mas não larga a vida do surfe, o pé na areia e o futebol de praia no intervalo de um dia de trabalho comum por nenhum trabalho no mundo.

Danilo Lodi

Rota do Café

Danilo Lodi é barista há onze anos e atualmente é o juiz brasileiro do WBC, o Campeonato Mundial de Barista. Atua como barista, professor, mestre de torra, juiz e bandeirinha. Seus maiores prazeres são viajar, conhecer pessoas e novos cafés. E de tanto viajar para todos os lados, resolveu contar um pouco sobre os melhores cafés e baristas que conheceu.

Danilo Nakamura

Crônicas Etílicas

Danilo Nakamura é jornalista, formado em gastronomia mas prefere comer fora a cozinhar. Escreve para a Revista DiVino e a Revista DiVino Sabores e é aficionado por vinhos, empadas, gim, tênis branco, miúdos e Bob Dylan. Escreve sempre que pode, sem pressa e no seu tempo as Crônicas Etílicas, ou seja, histórias que ele viveu ou ainda viverá com um copo nas mãos.

Fabio Hasegawa

Do Pantanal

Fábio Hasegawa é nascido no coração do Pantanal e filho de pai japonês e mãe paraguaia. Formado em técnico de cozinha, é supervisor de bares do grupo Território no Mato Grosso do Sul. Apaixonado por gestão operacional, sempre busca por melhores resultados. Viciado em chás, café e tereré com medicinas da floresta.

Gilberto Amendola

Aquele que foi comprar cigarros

Gilberto Amendola é jornalista, sócio fundador do Capiléque’s Bar e frequentador de balcões por aí. Escritor do recomendadíssimo blog "Não é você, sou eu" e barman amador - repito amador. Na coluna "Aquele que foi comprar cigarros..." vai tentar misturar suas paixões no mesmo mixing glass e criar uma ficção pra ser bebida ou lida com a barriga e a alma no balcão". Não vai conseguir, mas espera beber tentando.

Guilherme Jotapê

52 Rascunhos de Boteco

Expert na arte da degustação de perfumaria e bolinhos de arroz, provavelmente é o talento mais desperdiçado do mundo. Começou a praticar técnicas avançadas de lançamento de yo-yô já aos 8 anos de idade. Infelizmente teve de parar devido a uma crise de riso fulminante que até hoje o fulmina. Deixou de lado os malabares para desenhar, produzir curtas-metragens e ainda não sabe porque não é milionário trabalhando com publicidade. Tem como hábito plagiar falas de filmes como se fossem dele.

Hanny Guimarães

Um toque de chá

Hanny Guimarães é jornalista e especialista em chás. Criou o Rota do Chá, um dos principais blogs sobre no país, alimentando com todas as suas impressões essa bebida tão especial. É jornalista da Revista Espresso além de diversos trabalhos paralelos. Hanny será nossa porta de entrada para esse mundo maravilhoso dos sabores delicados que os chás podem nos apresentar.

Juliana Tomandl

Duelo dos Alimentos

Juliana Tomandl é idealizadora do ELEV (Entre Legumes e Verduras), onde diariamente traz dicas de como melhorarmos nossa alimentação sem nóia e é nutricionista de muitos restaurantes que você visita por aí. Escreverá sobre bebidas, ingredientes e a nutrição, desvendando alguns mistérios do bar. Para ela, a reeducação alimentar não é parar de comer o que gosta, mas comer na hora e nas quantidades certas. Por isso, não abre mão de um belo Brigadeiro quando pode!

Marcelo Pereira

Do Pampa

Marcelo Pereira é bartender gaúcho e rodou o mundo trabalhando em navios de cruzeiro até aportar em Porto Alegre onde atualmente é chefe de bar do Agulha. Pesquisador assíduo dos hábitos de beber do brasileiro, finge que toca em blocos de carnaval de rua e acredita que a coquetelaria deve ser democrática.

Rafael Mariachi

Em Sete Doses

Rafael Mariachi é faz parte da equipe de mixologistas da Pernod Ricard, multinacional de bebidas. Também Já esteve a frente de bares como Anexo São Bento e PJ Clarkes. Conduz, com frequência, um curso de produção de ingredientes e preparo de bitters. Rafael Mariachi é formado em hotelaria e especialista em atendimento e rotina de bares, mas no fundo todo mundo sabe que ele é um comediante canastrão disfarçado de bartender e um grande contador de histórias.

Mauricio Campos

Da Caatinga

Mauricio Campos é líder do Slow Food Ceará. Paulistano, se tornou bartender em 2002. Depois de morar em todas as regiões do Brasil, escolheu Fortaleza(CE) como lar, onde é professor de mixologia da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco. Fã de café e meditação, comanda a consultoria Natuflair.

Maurício Duarte

Mauricio Duarte é jornalista, sócio fundador do Capiléque’s Bar e encosto de balcão. Aqui, vai misturar histórias reais e fantasiosas com a colher bailarina para ver se sai algo que presta. Se não prestar, há sempre o recurso de beber para esquecer. É autor dos livros Balde de água suja (Patuá, 2015) e Rumor Nenhum (7Letras, 2007, coleção Guizos).

Mauricio Maia

É Coisa Nossa

Maurício Maia é publicitário, chef de cozinha e cachacier. Degustou mais cachaças do que você verá na sua vida inteira. É um dos idealizadores do GEDEC, (Grupo de Estudos e Degustação de Cachaça), que dá cursos de formação em cachaças. É consultor, degustador e possui um restaurante. Viaja, pesquisa experimenta e publica o que bebe no blog O Cachacier. Escreverá a coluna É Coisa Nossa, sobre as suas experiências fantásticas com a nossa branquinha mais amada do Brasil.

Paulo Corghis

Paulo Cesar Corghis é um notívago, nascido as 04:00 da madrugada, publicitário de carreira e bartender de paixão - atualmente vivendo entre os etílicos da vida, embora a gente possa chamar ele mesmo é de Lovedog & Lovecat.

Puma Ricardo Fuenzalida

Tiki de Verdade

Puma Ricardo Fuenzalida bartender e consultor de bares, diretor de Cocktail Channel e social media planner. Sua grande paixão pelo rum o levou a se aprofundar na Coquetelaria Tiki e hoje compartilha suas experiências pelo Brasil através de cursos e projetos dentro deste estilo.

Roberto Merlin

Do Cerrado

Roberto Merlin é “pé vermeio” de São João da Boa Vista, na Serra da Mantiqueira. Saiu do interior para a capital, onde ganhou o apelido de “Merlin”. Divulgando o “Drinks nos Trinks” levanta a bandeira da coquetelaria “capial” valorizando ingredientes regionais e vai compartilhar aqui o Cerrado Brasileiro.

Thiago Ceccotti

Drinques do Baú

Thiago Ceccotti é bartender mineiro, fã de coqueteis clássicos e amante do riso. Você pode encontrá-lo atendendo atrás do balcão do DUB, bar do histórico Edifício Malleta, centro belorizontino. É consultor de bares pela Ducktails - Bartending & Beverage Solutions, onde dissemina a boa coquetelaria e a arte de entreter. Além disso acreditem, é mestre em estatística pela UFMG e escreve seus estudos em coquetelaria no blog Bartending Notes, onde é geek sem ser vulgar.

Tony Harion

Destilando Idéias

Tony Harion é embaixador de marcas da Bacardi . Iniciou sua busca por novos sabores em 2001 e aplicou nos bares seu conhecimento em design, engenharia. É diretor da agência Mixing Bar, que traz eventos com coquetéis sofisticados em MG. Com equipamentos de laboratório, potes com ervas bizarras, destiladores e alambiques, Tony trabalha duro para desenvolver novos ingredientes para novas receitas.

Yvens Penna

Da Amazônia

Yvens Penna, natural de Belém do Pará e publicitário de formação. Em 2010 foi para SP estudar quando se apaixonou pela coquetelaria. Manteve a paixão como hobby até 2019 quando após uma passagem como trainee do bar Carnaval (Lima) retorna a Belém e abre o Muamba Bar, focado na coquetelaria da capital paraense.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!