O Fish House Punch, pertencente ao formato mais antigo de consumo de coquetéis, é o maior representante da coquetelaria comunitário.

No ano de 1732 alguns moradores do estado da Pensilvania uniram-se para formar um clube batizado como Schuylkill Fishing Company, o clube de pesca com vara mais antigo dos Estados Unidos, realizado no próprio rio Schuylkill, esse simpático aqui abaixo.

schuylkill-riverComo toda boa pescaria é de se esperar que muita bebida estivesse presente, principalmente no calor da cidade de Filadélfia.

Estes espertos pescadores criaram seu próprio punch e hoje em dia é uma das receitas mais conhecidas deste estilo de bebida comunitário.

Segundo David Wondrich em seu livro Imbibe! este ponche “merece ser protegido por lei, ensinado nas escolas e ser obrigatório nas Festas de Independência.”

Muito fala-se a cerca do Old Fashioned ser o primeiro coquetel de fato, contudo não há como negar que outras formas de consumo alcoólico já existiam. No mundo pre-cocktail os punch dominavam.

Uma bebida comunitária muito associada às navegações, o punch tem sua provável origem no século XVII nas Índias onde a palavra sânscrita “Pañc” significa “cinco” e representa os ingredientes: álcool, água, açúcar, ácido e especiarias.fishhousepunchÀ preparação de um bom ponche precede a feitura do Oleo Saccharum, onde cascas de limão siciliano são cobertas por açúcar refinado para a extração dos óleos essenciais. Uma técnica que lembra a nossa querida caipirinha. Ao xarope deste açúcar aromatizado acrescenta-se o suco dos limões, as bebidas alcoólicas e a água, ou o chá, e algum toque especial.

No caso do Fish House Punch as bebidas alcoólicas são o rum envelhecido e o cognac.
Esta mistura de destilados é bem particular de coquetéis americanos, como o Vieux Carré.

O toque especial vem do peach brandy. No ano de 2005 a destilaria Mont Vernon, que pertenceu ao presidente George Washington, começou a produzir baseado numa receita do século XVIII um destilado de pêssegos envelhecido que é o ingrediente original desta receita.

oleosaccharumEste ingrediente por si só pode geral inúmeras discussões a cerca da receita, mas o fato é que uma nota de pêssego é necessária para este coquetel.

Seguindo o mnemônico “um de ácido, dois de doce, quatro de fraco e três de coice” temos a proporção com a qual preparar a receita.

Uma parte de suco de limão siciliano, duas partes de xarope de Oleo Saccharum, três partes dos destilado e quatro partes de água, seguido de um toque de pêssego.

Para porções individuais utilize uma parte como equivalente a 15ml, já para uma receita tradicional utilize uma parte de 200ml e mantenha a mistura em uma poncheira com um grande bloco de gelo.

fishhousepunch2Apresento agora uma receita com medidas para este delicioso clássico esquecido.

15 ml suco de limão siciliano
30 ml xarope de oleo saccharum
30 ml rum envelhecido
15 ml cognac
45 ml água
5 ml peach brandy

Monte o coquetel em um copo com gelo e misture. Decore com uma rodela de limão siciliano.

Inicie logo a preparação de seu punch e convide todos para a “pescaria”!
Compartilhe com a tag #DrinquesDoBau e nos avise da sua receita!