O Favorite Cocktail foi esquecido por tantos anos que tiveram que reinventá-lo.

O Favorite Cocktail aparece no livro Drinks, da coleção de manuais do Hotel Monthly de 1914, escrito pelo famoso expert em vinhos Jacques Straub.

O motivo do nome é desconhecido e este drinque do baú faz aparição apenas neste livro.
Contudo, a combinação de gin, suco de limão, hortelã e ginger ale é tão apetitosa que certamente será seu novo coquetel favorito.favorite cocktailApesar de não ter muitos segredos na receita o termo “ginger ale” é essencial para compreender melhor este refrigerante de gengibre e seus estilos.

Criado circa 1850 o Ginger Ale era uma bebida fermentada, turva, escura e com forte sabor de gengibre, sua criação é atribuída a Thomas Cantrell que a teria inventado na cidade de Belfast, na Irlanda.

A bebida se popularizou e em 1904 John McLaughlin decidiu melhorar a bebida criando um refrigerante não-alcoólico de cor cristalina, com menos sabor de gengibre e mais seco, assim surgiu a Canada Dry Ginger Ale.

Temos então que o Ginger Ale é o estilo antigo, turvo, mais doce e com forte sabor de gengibre que conhecemos hoje como Ginger Beer. Embora muitos produtores tenham trocado a fermentação da bebida por uma carbonatação artificial a diferença sensorial dosestilos ainda é a mesma.

Na década de 90 este coquetel foi “reinventado” no bar Pegu Club por Audrey Saunders, que desconhecendo este drinque do baú misturou gin,limão, xarope de açúcar, hortelã e ginger beer e criou o moderno Gin Gin Mule.gin gin muleNa mesma época o bartender de São Francisco Marcovaldo Dionysus, inspirando-se no Favorite Cocktail e no estilo antigo de se produzir Ginger Ale criou a releitura que chamou de Ginger Rogers: Gin, limão, xarope de gengibre, hortelã e Ginger Ale.Ambos os coquetéis foram sucesso imediato e com seus ingredientes artesanais e frescos ajudaram a reviver o antigo espírito da coquetelaria americana.

Apresento agora uma receita com medidas para este delicioso clássico esquecido.

Aprenda a Receita

the favorite cocktailThe Favorite Cocktail 

60 ml de gin
15 ml de suco de limão tahiti
150 ml de ginger beer
12 folhas de hortelã

Em um copo longo, amassar o hortelã com o gin, adicionar gelo, suco de limão e então finalizar com ginger beer.
Para decoração, coloque um ramo de hortelã e uma fatia de limão e sirva.

Compartilhe o seu coquetel com a tag #DrinqueDoBau e deixe seu comentário abaixo.

Quer conhecer outras receitas de Drinques do Baú? Clique aqui.