Você conhece destilados de várias matérias prima certo? Mas e de cacau?? Conheça o Solbeso, o primeiro destilado a base de cacau nos trópicos.

Acostumado com bebidas destiladas à base de cana de açúcar? Cansado dos destilados à base de cereais? Destilado de agave e uva já não te agradam mais?? Quem sabe não chegou a hora do Solbeso, o primeiro destilado de cacau do mundo.

Pensa bem. Um destilado é cacau é uma bebida absolutamente moderna e inovadora, visto que a vodka data dos séculos VIII e IX, o whisky do século XIV,  a cachaça e o rum por volta de XVI e só então, nesta última década chegamos a um destilado desse fruto? Há de se lembrar que a bebida  fermentada de cacau já não é novidade, os povos indígenas já mantinham esse hábito.

Vale lembrar que não é porque vem do cacau que vai ter gosto de chocolate, não confunda. O chocolate vem da semente torrada do cacau e a Solbeso da polpa macia que envolve a semente, então fique tranquilo, o chocolate está garantido.

Thomas Higbee e Thomas Aabo, os fundadores da Solbeso, estavam visitando fazendas de cultivo de cacau no Peru quando tiveram a ideia de usar este produto que, de outra forma, seria descartado. Portanto, a Solbeso trabalha com produtores de cacau no Brasil,  Equador e no Peru, onde processam a fruta no local antes que a polpa comece a degradar-se.

O cacau utilizado é proveniente do Brasil, Equador, Perú e República Dominicana, podendo variar na sua quantidade de acordo com a qualidade da produção das fazendas contratadas para a colheita da polpa fresca de cacau.cacauPrimeiro a polpa do cacau é cozida lentamente , para ser fermentada e então destilada. Esse processo precisa ser logo após a colheita, para manter todo o frescor do fruto.

Todo o processo de fermentação, destilação e engarrafamento da Solbeso é feito em uma destilaria de Bardstown, no Kentucky, EUA.

De acordo com o site drinkspirit.com, o resultado final é uma bebida fresca que, no nariz se aproxima muito à um pisco, com notas frutadas de abacaxi. Na boca, notas de gojiberry e abacaxi cozido com um final temperado, quente e terroso.
solbeso3Uma garrafa de 750 ml possui 40% de álcool e custa em média US$40,00. Mas, infelizmente ainda não está disponível para o Brasil.
O instagram da marca é esse aqui, para acompanhar receitas e quando poderemos comprar no Brasil. Até lá, os amigos passeando por Miami ou Nova York poderiam trazer para você, é só visitar as lojas especializadas em bebidas alcoólicas.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!