Aprenda a preparar o Suphia, drinque do bartender carioca Alex Miranda

O Negroni é simples, o Negroni é popular, o Negroni é italiano.
É um clássico da coquetelaria de 1919 criado pelo Conde Negroni, ou pelo menos é o que a grande maioria diz por aí,  e que voltou a fazer sucesso nos últimos anos, seguindo como o segundo drinque mais popular do planeta de acordo com a Drinks International. Além de tudo o isso, o drinque também está preso a tradições, faz parte da lista oficial da IBA (Associação Internacional de Bartenders) e por isso deve ser preparado ao redor do mundo de acordo com a receita oficial.

O Negroni Week de 2016, realizado pela Campari, buscou honrar a tradição e desafio bartenders do Brasil a criarem variações sobre o mesmo tema. Foi assim que nasceu o Suphia de Alex Miranda.Com a base original e mais suave para conquistar novos amantes para o incrível mundo dos coquetéis amargos. Entrou então o chá de hibisco para suavizar e trazer um toque cítrico, o gengibre para harmonizar e potencializar os botânicos do gim.

O nome pode parecer homenagem a alguma cliente ou paixão do bartender, mas na verdade é apenas uma saudação que veio depois da receita pronta. Alex estava já na finalização quando seu sócio, Lelo Forti, começou a fazer várias perguntas sobre o drinque e ganhou uma resposta bem direta: “Prova antes e me diga se gostou SUFIA!”

Sufia é uma palavra ainda não dicionarizada, mas todos sabemos que cultura de bar também inclui etimologia. Regionalismo de linguagem vulgar, é coloquialmente usado para chamar um colega de bar, salão ou cozinha. A palavra é a união de “seu+fia” em que “fia” é a contração de filha da p*&%$# mesmo. A forma Suphia é, por hora, exclusiva do coquetel de Alex Miranda, um dos #365DrinquesDoBrasil. E pra você, é Sufia ou Suphia?

Alex Miranda começou em bar no extinto El Turf no shopping Rio Sul em 1998. De lá foi para o Café Gol (a boate do Romário), Bazzar, Mix by Bronze , teve grande passagem pelo Mr. Lam, foi headbartender do Hotel Fasano desde a sua inauguração e o extinto Pink Fleet. Atualmente comanda a Mixxing Bar ao lado de Lelo Forti. Em campeonatos, já foi terceiro nacional no Absolut Creative Drinks e segundo lugar no mundial da Cachaça Cabana.

Além disso, já cruzou o mundo através dos coquetéis, passou pela Suécia e Dinamarca à convite da Absolut Vodka, pelo México com a José Cuervo, ao Chile para a vinícula Amayna, África do Sul com Amarula, Estados Unidos com o Tales of the cocktails – Cachaça Leblon e por fim esteve em Paris e Cognac na França para a convenção Cognac Remy Martin Louis XIII.

APRENDA A RECEITA

Suphia

30 ml de gim
20 ml de Campari
20 ml de vermute rosso
20 de chá de hibisco
10 ml de xarope de gengibre
1 zest de laranja bahia

Coloque todos os ingredientes em um mixing glass com cubos de gelo e mexa por 10 segundos. Coe para um copo baixo com gelo novo e finalize com um zest de laranja bahia e sirva sem canudo.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!