O Singapore Sling é um drinque do baú que mostra como a influência cultural é determinante para o surgimento de um clássico.

Esse clássico da coquetelaria foi criado em Singapura, e por isso Singapore Sling, pelo bartender chinês Ngiam Tong Boon no início do século XX, no Long Bar do Raffles Hotel.

Lembrando que o coquetel original é um “bittered sling” e podemos ver o Sling como um precursor do Cocktail original. Em seu livro Imbibe!, David Wondrich afirma: “Antes do cocktail existiam toddy, julep ou sling.” Todos estes coquetéis representavam uma maneira rústica de consumir os destilados com água e açúcar e os nomes variavam de região para região.O sling surgiu nos Estados Unidos e em algum momento foi levado para a Inglaterra, neste momento juntaram-se as tradições americanas e inglesas e o Sling tornou-se algo semelhante a um Punch, mas individual. Com a expansão do império britânico o Sling difundiu-se, em especial o Gin Sling e é esta a descendência do nosso Singapore Sling.

O coquetel aparece em livros como The Savoy Cocktail Book, Cocktails and How to Mix Them, The Fine Art of Mixing Drinks e The Gentleman’s Companion e as receitas apenas concordam que o coquetel leva gim, licor Bénédictine e alguma forma de licor de cereja. Por ter feito segredo de sua receita o Sr.Boon não conseguiu propagar o seu coquetel verdadeiro e ao contrário de clássicos como o Mai Tai, sua receita original esta perdida.

Após a reinauguração do Raffle Hotel nos anos 1970 foi divulgado uma receita antiga que aparece em um guardanapo do Long Bar contendo os ingredientes do Singapore Sling. Esta receita é a versão aceita atualmente e utiliza suco de abacaxi no lugar da Club Soda citada em todas receitas anteriores. Independente de ter sido utilizado na receita original ou não o suco de abacaxi marca a influência cultural de Singapura e da década de 70 neste clássico, Boon também utiliza a fruta em seu outro coquetel, o  Million Dollar Cocktail.

Este é um coquetel frutado e leve com um toque de especiarias, um excelente exemplo da coquetelaria clássica adaptada aos trópicos. Para a reinauguração do Rainbown Room, em Nova York, a lenda Dale DeGroff enviou um fax ao Raffles Hotel pedindo a receita do coquetel, devido à longa lista de ingredientes DeGroff mantinha todos os licores já misturados em uma garrafa para agilizar o serviço.

Leia aqui uma entrevista exclusiva com Dale DeGroff para o Mixology News

Apresento agora uma receita com medidas para este delicioso clássico esquecido.

APRENDA A RECEITA

Singapore Sling

45 ml de London Dry Gin
10 ml de Cherry Brandy
05 ml de Bénédictine
05 ml de Triple Sec
05 ml de Grenadine
30 ml de suco de abacaxi
30 ml de suco de limão siciliano
1 dash de Angostura Bitters
1 dash de Orange Bitters

Em uma coqueteleira com gelo coloque todos os ingredientes e bata vigorosamente.
Coe para um copo longo com gelo novo e finalize com uma cereja e uma fatia de abacaxi.

Conheça aqui todos os Drinques do Baú

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!