Aprenda a preparar o Santos Sour, drinque de Bruno Caldeira Mendes

A cidade de Santos foi porta de entrada da colonização portuguesa para o interior paulista pela Ponta da Praia lá em 1531, foi também o grande porto de saída do café vindo da São Paulo Railway que trazia os grãos de trem para serem despachados para o exterior.

Para contar a história santista em um drinque, Bruno Caldeira Mendes criou seu Santos Sour, uma mistura de cachaça com infusão de café, suco de limão e xarope de cerveja. Os grãos são os bourbon, encontrados no Museu do Café de Santos, um ícone da história do Brasil. O limão é o galego tão comum nos quintais dos bairros da cidade. O xarope é de cerveja Pilsen, a mais popular na cidade praiana. A receita fica completa com clara de ovo para dar aquele toque cremoso.

O resultado traz os aromas adocicados de café moído na hora, além de ser refrescante e cremoso como um chopp bem tirado. Por fim a cachaça e o limão remetem a um outro clássico brasileiro tipo exportação, a caipirinha. Trata-se de um sour perfeito para uma cidade onde é verão o ano inteiro.

Bruno Caldeira Mendes tem mais de 16 anos de balcão, tendo passado por grandes bares do litoral paulistano. Nos anos 1990 passou pelas casas noturnas Breezy, Mythos e Barbatana, passou ainda por empresas de festas, por bares como o Studio Rock Café, Cinza General Store e Black Jaw. Entra ainda na lista restaurantes: WTC Santos, Guadalupe e Lion Espaço Gastronômico dentre outros.

Bruno é ainda graduado em Turismo e Hotelaria, além de ser o primeiro bartender da Baixada Santista a se especializar em Mixologia Molecular em cursos ministrados por Humberto Ferreira e também Marco De La Roche, capacitação que o levou a ser o único representante brasileiro no concurso mundial de receitas moleculares promovido pela empresa francesa Molecule-R.

Venceu ainda o prêmio nacional “Qual o seu Talento”, promovido pela Smirnoff, além de finalista do concurso mundial da Vodka VeeV Spirit. Tem ainda um 15º lugar no Campeonato Mundial da Monin (2014) e a 14º coloção no Campeonato Nacional de Rabo de Galo (2017).

Quem quiser provar o Santos Sour ainda vai precisar esperar um pouco, o drinque ainda não está em nenhuma carta, mas irá ser relançado nos próximos meses em uma nova casa que abrirá sob o comando de Bruno.
Mais um dos #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Santos Sour

100 ml de Cachaça Leblon com infusão de café
40 ml de suco de limão galego
30 ml de xarope de cerveja Pilsen
1 clara de ovo

Em uma coqueteleira com gelo, coloque todos os ingredienets e bata vigorosamente. Faça dupla coagem para um copo tipo IlhaBela com gelo novo e sirva sem canudo.

Receita de cachaça infusionada com café

750 ml de cachaça Leblon
250g de grãos de café bourbon inteiros

Deixe a mistura em repouso por 8 horas e faça a coagem com uma peneira fina.

Xarope de cerveja Pilsen

500 ml de cerveja pilsen
300 g de açúcar

Ferver em fogo baixo a cerveja e acrescente o açúcar, mexa até dissolver o açúcar. Deixe ferver por 15 minutos, até atingir o ponto de xarope. Deixe esfriar e transfira o xarope para um frasco esterilizado e guarde em geladeira por 20 dias.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!