Aprenda a preparar o Saint Turim, drinque da bartender curitibana Ana Paula Ulrich

Três são as dimensões que conseguimos ver, três os pontos que formam um triângulo; Pai, Filho e Espírito Santo formam a Santíssima Trindade. São necessária ao menos três pessoas para uma democracia e essa é também a quantidade mínima para um bacanal, o famoso ménage à trois. Do sagrado ao profano, o número três representa o equilíbrio.

Justamente nas artes, as composições triangulares buscam sempre esse balanço perfeito representado pela proporção áurea. Para criação do seu Saint Turim, a bartender Ana Paula Ulrich quis por explorar a simbologia por trás do número três e ao mesmo tempo escolheu ingredientes conectados ao neoclassicismo italiano.

A Itália, no universo das bebidas é representada por seus vinhos, espumantes, licores e vermutes. A Santa Tríade do drinque Saint Turim se forma com a união do Limoncello, Vermute Bianco e Espumante. O vermute, esse vinho com especiarias dá um toque neoclássico ao coquetel, receita inventada em 1786 por Antonio Benetto Carpano em Turim, na região de Piemonte.

Para decorar o Saint Turim, uma fita negra no copo posicionada de acordo com a regra dos três terços. A cor é mais uma referência neoclássica, face a opção pelo forte contraste entre claro e escuro nas obras do período. O coquetel brilha com um tom levemente dourado e a fita representa a necessária escuridão.

A combinação dos ingredientes traz um coquetel simples, mas de paladar complexo. Fácil, saboroso e sem frescuras, como os italianos gostam. Os taninos do chá verde casam com as notas cítricas do Limoncello e com as uvas utilizadas na composição do Espumante Demi Sec Riche resultando em uma combinação com acidez intermediária, secura leve, com bastante frescor e um sabor final levemente amanteigado.

Quando era criança, Ana Paula Ulrich sempre sonhou ser atriz, mesmo enquanto cursava a faculdade de Design, seguia atuando no teatro. Mas com o tempo descobriu que sua paixão maior eram os bastidores, não os holofotes. No começo de carreira trabalhou muito com comunicação e publicidade, muitas viagens, visitas a vinícolas e cervejarias no exterior. Consumida mentalmente pela rotina de agências, resolveu mudar de rumo. Foi em busca de uma segunda formação em Engenharia Florestal e para complementar a renda trabalhava no salão de churrascarias e pizzarias até se tornar barback em um bar de Curitiba. Foi aí que as névoas se dissiparam, os ingredientes certos se misturaram e Ana Paula abraçou a nova carreira.

O Saint Turim fez parte do bar +55 em Curitiba e era comercializado por R$ 28,00, ainda sobrevive na memória da equipe que trabalhou por lá com Ana Paula, mas a simplicidade de execução do drinque fazem com que ele possa inclusive ser preparado em casa. Quem arrisca fazer esse que é mais um dos #365DrinquesDoBrasil? 

APRENDA A RECEITA

Saint Turim

40 ml de Carpano Bianco infusionado com chá verde
20 ml de Limoncello Villa Massa
90 ml de Chandon Riche (Demi Sec)
Casca de limão desidratado para decorar

Em copo cheio de gelo coloque o espumante, seguido do vermute gelado e por último o limoncello gelado.
Mexa levemente para que não haja perda de perlage. Finalize com a rodela de limão desidratado.

Receita do vermute infusionado com chá verde

Para 200 ml de Carpano Bianco, coloque uma colher de sopa rasa de folhas de chá verde. Deixe a frio infusionar por 24h e coe bem.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!