Aprenda a preparar o Saint Clover, drinque do bartender Fabio Magueta

A Irlanda é a terra de São Patrício, santo celebrado no dia 17 de março com cerveja verde, trevos de quatro folhas, leprechauns e ferraduras. Mas para quem conhece a história, Saint Patrick, foi um missionário e bispo católico que viveu no século V. Sem registros precisos, acredita-se que ao redor dos 16 anos, o futuro patrono irlandês foi sequestrado em sua Bretanha natal e levado para a Irlanda. Foram seis anos de escravidão cuidando de animais até conseguir fugir e voltar para sua família.

Saiba mais sobre o St. Patricks Day aqui

Filho de um funcionário do Império Romano e diácono católico, São Patrício acabou por voltar para a terra que lhe fez escravo para converter o locais para o catolicismo. Reza a lenda que em uma conversa com druidas, líderes da religião celta, ele usou um trevo de três folhas (ou shamrock) para explicar a Santíssima Trindade católica. O conhecimento sobre as tradições locais e a importância do número três certamente foi o que ajudou Saint Patrick a propagar a mensagem cristã, mesmo ele sendo um estrangeiro.

Estrangeiro em terras irlandesas, o bartender paulistano Fábio Magueta criou um drinque especial para atrair a atenção para o Jameson Bartender Ball 2018. O seu Saint Clover (ou Santo Trevo) é uma homenagem ao padroeiro irlandês e sua sabedoria de usar símbolos locais e a simbologia do número três.

O drinque leva whisky Jameson, licor de amburana (com base alcoólica de Jameson Black Barrel), Jameson Wild Sloe Berry Bitters e nada mais. Mostra assim toda a versatilidade da linha de destilados irlandesa com um toque da caatinga nordestina através da amburana.

Fábio Magueta  já tem uma década como bartender com passagem pelo Alberta #3, Johnnie Wash e agora está no comando de bar do grupo Cadillac, projeto que envolve a revitalização do distrito industrial da Mooca. Ao longo da carreira, Magueta participou de alguns campeonatos, com destaque para dois anos consecutivos de Jameson Bartender Ball. Boa sorte ao Saint Clover, mais um dos #365DrinquesDoBrasil, disponível no Cadillac BBQ. Sorte de irlandeses aos bebedores e ao bartender.

APRENDA A RECEITA

Saint Clover

60 ml de Jameson Whiskey
20 ml de licor de amburana
4 dashs de Jameson Wild Sloe Berry Bitters
1 zest de laranja bahia para guarnecer

Em um copo de whisky com cubos de gelo, prepare o coquetel direto no copo. Mexa levemente e finalize com o zest de laranja bahia.

Receita do licor de Amburana

20 g de Amburana
300 ml de Jameson Black Barrel
150 ml de xarope 1:1

Macerar a emburana no whisky, misturar o xarope e deixar a mistura descansar por 3 dias.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!