Aprenda a preparar o La Pachamama, drinque de Bruno Facina

Para os povos andinos, Pachamama é a deusa que representa o feminino, a terra e a fertilidade.

É a mãe (mama) do universo, do tempo e lugar (pacha) sua simbologia é equivalente à deusa grega Gaia, ambas representam a força da vida contida na energia feminina.O drinque La Pachamama foi criado por Bruno Facina especialmente para o Diplomático World Tour (DWT). Bruno se preparou ao máximo para a competição e procurou imaginar diversas situações possíveis e deixou guardada a idéia de temas referentes a cultura latina.

Parte do desafio do concurso DWT envolvia o sorteio de ingredientes e quando apareceu na lista o licor de café e sal marinho, o bartender viu uma conexão imediata. O café remete à terra e o sal é a combinação com o todo, La Pachamama estaria bem representada. O bitter entrou na receita final na segunda etapa da competição e compõe a receita final.

Bruno Facina cursou engenharia na Escola Politécnica da USP, mas não chegou a terminar o curso. Deixou para trás o mundo das máquinas em busca das interações humanas, uma paixão que surgiu nas festas do centro acadêmico do qual era presidente. Ficaram as lições de mecânicas dos fluidos que Bruno aplica nos shakes. Teve ainda o conhecimento nos refratômetros que medem a concentração. Dos tempos de faculdade e das necessárias leituras, ficou ainda o domínio da língua inglesa que supre o atraso na chegada das tendências da mixologia ao Brasil. Bruno passou por muitas casas, desde a extinta Ballroom, diversas baladas até se consolidar no circuito de restaurantes dos Jardins, Myk, Un, Brown Sugar e Le Bilboquet. Neste último, conheceu o ídolo Marcelo Vasconcellos. Depois de inaugurar o Fellows na Vila Madalena, Bruno voltou para as baladas e hoje atua como gerente na Casa 92.

Em relação aos campeonatos, participou de poucos, mas seguiu o conselho do amigo Sylas Rocha que certa vez o “obrigou” a competir e para ganhar. Assim atingiu a segunda posição no DWT, que acabou se tornando uma primeira colocação com a desclassificação do adversário. A vitória suada rendeu a classificação para a etapa América em Aruba do concurso, mas a finalíssima mundial não foi alcançada, dessa vez.

O drinque La Pachamama não está na carta de nenhum bar por conta do alto custo dos ingredientes. Mas pode ser preparado de acordo com a receita deste que é um dos #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

La Pachamama

50 ml rum Diplomático
10 ml de licor de café Merlet
10 ml de óleo saccharum de laranja bahia
½  grama de sal marinho
2 lances de Savoy Martini Bitters (ou bitter cítrico de sua preferência)
75 ml de água com gás

Em um mixing glass com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes e mexa bem. Coe para um copo baixo com cubos de gelo e complete com água com gás. Finalize com um zest de laranja bahia.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!