Aprenda a preparar o Kirito, drinque de assinatura do bartender Vinícius Guimarães

O poeta Vinícius de Moraes acreditava que para viver um grande amor é preciso saber beber whisky, mas acima de tudo nunca se arriscar com um mau bebedor. É preciso também ter crédito no florista, conhecer as artes da culinária e do judô. A lista é extensa do que se precisa para viver um grande amor.

Como tantos, Vinícius Guimarães teve a sorte de viver um grande amor, daqueles eternos enquanto duram. Para a devida homenagem, optou pela mixologia no lugar das palavras, porque Vinícius foi sábio de não fazer receitas fechadas de como viver um grande amor. Para o seu Kirito, Vinícius buscou uma nova experiência com saquê, que trouxesse emoções asiáticas e fosse delicado e refrescante. Tudo isso ao mesmo tempo delicado e refrescante como o carinho e amizade que o bartender ainda mantém por sua ex-namorada.Na busca pelos ingredientes vieram chás, ervas e ítens de frescor, até uma tentativa muito bem sucedida de tostar especiarias. Chegaram assim o cardamomo e a canela, torrados e infusionados. O toque de frescor veio do limão siciliano, o dulçor mais frutado da lichia e o Prosecco era o toque que faltava pela harmonia. Já o nome Kirito, é em homenagem ao protagonista da série mangá Sword Art Online. O drinque fez tanto sucesso que acabou com o estoque de saquê no balcão e precisou dar lugar no copo para o gim. É essa a receita que acabou se tornando a oficial.

O bartender Vinícius Guimarães começou sua “escola fundamental” já aos 15 anos quando trabalhou no buffet La Tertúlia. Logo foi aprender no universo bartender com eventos e buscou alçar vôos para além de Belo Horizonte. Passou por Miami com freelas em hotéis e quando voltou fundou bases em eventos, formou-se em marketing, faliu, se reergueu. Hoje vive seu melhor momento no comando do bar e da visão no Mercado Grano.

Mas antes disso já desenvolveu cartas em conjunto, treinamentos, consultorias para empresas de eventos além de passagens pela boate Dduck, #Secreto, Before, Bar do John (Irish Pub), Scenarium. A carreira de campeonatos passa por três edições do Open Flair; Grand Marnier 2010; José Cuervo 2010; Grey Goose Vive La Revolution, 2012, 2013 e 2014; Absolut Creative Drinks 2014; Diageo Cocktail Journey 2014, 2015, 2016, 2017.

Quem estiver disposto a viver um grande amor ou descobrir uma nova paixão, o Kirito (em sua versão com gim) está na carta do Mercado Grano onde é vendido por R$24,00. Mais um dos #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Kirito

50ml de gim infusionado em cardamomo e canela
10ml de xarope 1883 Lichia
25 ml de suco de limão siciliano
completar com Prosecco

Adicione o gim, o xarope e o suco do limão (com a casca junto) em uma taça Syrah 58. Na sequência adicione o gelo e misture levemente e depois complete com cuidado com o Prosecco. Decore com uma fina fatia de Toranja, pétalas e flores a seu gosto. Combina muito com Physalis.

Receita de de gim infuso em cardamomo e canela

30 g de cardamomo
50 g de canela em pau
1 litro de gim

Toste bem com o maçarico o cardamomo e a canela, “sapeque bem” essa última.
Infusione no gim por 40 minutos. Coe bem e envase.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!