Aprenda a preparar o drinque Jardim, do bartender Alex Camargo

Imaginem a Chapeuzinho Vermelho solta no quintal da vovó, em busca de ervas frescas para preparar um bom drinque. Mas a moça está longe de se contentar com um uso óbvio dos bons usos. Por isso ela vai buscar a ajuda de um caçador de sabores para explorar os mais tradicionais ingredientes e usá-los com as mais complexas técnicas de preparo de alimentos.

O responsável por matar o Lobo Mau dos drinques insossos e óbvios é o bartender Alex Camargo que criou o seu Jardim ao unir sofisticação técnica com insumos tradicionais.

O coquetel leva limão, folhas do limoeiro, óleo da casca da laranja e no preparo utiliza a técnica de cozimento

sous vide. Afinal esse caçador não está mais na floresta, mas no sofisticado Sal Gastronomia dentro do Shopping Cidade Jardim em São Paulo. Para evitar o mau olhado do Lobo, o drinque ainda leva um exclusivo bitter artesanal de arruda.

Com um bacharel e licenciatura em física, Alex começou a trabalhar na cozinha de um restaurante como ajudante, lavando prato e também como cozinheiro. Complementava ainda a renda com aulas particulares de matemática e física. Até que trabalhando como cozinheiro em um hotel o bartender faltou e Alex “caiu pro bar”, tomou gosto, fez diversos cursos e nunca mais saiu detrás do balcão.

Já produziu seu próprio vermute de catuaba, o Duas Marias e acumulou respeitáveis passagens no currículo.
Já esteve no Riviera, Dalva e Dito, Suri e Loup.
À Chapeuzinho Vermelho que quiser experimentar o coquetel, ele está disponível por R$ 38 diretamente das mãos do Alex, no Sal do Cidade Jardim um dos #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Jardim

50 ml gim cozido em sous vide
20 ml vermute bianco
10 ml suco limão tahiti
10 ml óleo saccharum de laranja Bahia
5 ml bitter de Arruda

Em um mixing glass com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes e mexa bem. Sirva em uma taça martini ou coupé e finalize com um borrifado de bitter de Arruda no final.

Receita de gim cozido em sous vide

500 ml de gim + 10 g de folhas de limoeiro
2 g de sementes de coentro + 10 g de cascas de limão siciliano

Leve o gim ao fogo por 30 min à 40°C junto com as folhas, cascas e semente de coentro.
Após esfriar, coe e reserve.

Receita de óleo saccharum de laranja Bahia

Junte uma parte de cascas de laranja bahia com uma parte de açúcar e feche tudo em um pote hermético ou saco a vácuo. Deixe descansar por 24h e “esprema” tudo com um pano limpo apropriado.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!