Aprenda a preparar o Hetera, drinque de assinatura de Maíra Marques

O trabalho das bartenders ainda é muito pouco divulgado e inspirada no universo feminino, Maíra Marques criou o seu drinque Hetera. Uma homenagem a tantas musas inspiradoras, mas também um sincero agradecimento a todas as mulheres de bar.

Afrodite (ou Vênus) é o mito inspirador do drinque, o nome da deusa significa “nascida da espuma” e seu culto evoca beleza, desejo e amor, tudo que a bartender quis provocar. O nome do drinque também vem do grego hetaera, que significa “companheira”, que no passado era como se chamavam as cortesãs de luxo, mulheres confidentes sexuais e espirituais que inspiraram os homens na antiguidade clássica. Na definição de Carl Jung, pai da psicologia analítica, a mulher-hetera é quem desperta a anima dos homens, em outras palavras, sua “mulher interior”.

Na sua composição estética, o drinque busca trazer delicadeza com a decoração de uma pétala vermelha e uma taça coupé. Mas a composição está longe do que se convencionou chamar de coquetel feminino, uma bebida doce e frutada.

A base alcoólica é o gim Bombay Sapphire, complexo e aromático, com Aperol pela cor e o toque herbal. O dulçor vem através de um cordial de grapefruit com uma pitada de ácido cítrico para manter a acidez, sem ser muito frutado.

A finalização é com clara de ovo e dashes de Angostura Bitter que traz amargor e complexidade ao drinque. Hetera é um drinque aromático, seco e levemente adocicado.

Maíra começou sua carreira de bar aos 20 anos no Órbita Bar em Fortaleza, um espaço precursor na coquetelaria local. Um ano e meio depois, mudou-se para o Rio de Janeiro onde trabalhou com Fabian Martinez no seu Creative Bar. Depois de voltar para Fortaleza, trabalhou no UHUU Cocktail Bar, fechado em 2017.

Quem se interessou pelo drinque e gostaria de experimentar o Hetera preparado pelas mãos de sua criadora, vai precisar contar com a sorte. Desde 2016 Maíra ocupa o cargo de ontrade na Bacardi Martini do Brasil em Fortaleza.

APRENDA A RECEITA

Hetera

60 ml de Gin Bombay Sapphire
20 ml de Aperol
15 ml de cordial de grapefruit
10 ml de limão siciliano
15 ml de clara de ovo
2 dashes de bitter aromático

Em uma coqueteleira, adicione todos os ingredientes e cubos de gelo, bata vigorosamente. Faça uma coagem dupla em taça coupe, previamente resfriada.

O cordial de grapefruit na receita é feito artesanalmente.
Para isso são necessários:

3 grapefruits
2 limões sicilianos
Uma pitada ácido cítrico (cerca de 2g)
Açúcar refinado (na mesma proporção que o sumo de frutas)

Primeiro tire a casca dos cítricos, tentando sempre não pegar a pectina (parte branca interna). Depois extraia o suco, coe o sumo e leve ao fogo com a mesma proporção de açúcar refinado (1:1). Após o açúcar estar completamente diluído, tire a mistura do fogo e adicione as cascas, uma pitada de ácido cítrico e coloque tudo em um pote de vidro com tampa. Deixe resfriar na geladeira e após 24h é hora de dar algumas sacudidas no pote, coar tudo novamente e pronto.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!