Aprenda a preparar o drinque Cumaru e Amburana, do bartender Patrick Jardim

A cumarina é uma substância química super aromática e que desde o século XIX é usada em perfumes. Tem um aroma adocicado similar ao da baunilha e que também remete ao cheiro de feno recém cortado, um passeio por pastagens e madeiras.

Estava no balcão um desejo, levar para dentro da taça ingredientes nativos do Brasil que ajudem a contar nossa história de sabores e construir novas tradições na coquetelaria. Tudo isso e ainda aproveitar para fazer uma releitura da família sour.Nasceu assim, do talento do bartender Patrick Jardim, o Cumaru e Amburana.
A base alcoólica é cachaça envelhecida em amburana, árvore endêmica do nordeste brasileiro e rica em cumarina.

Mesma substância que deriva seu nome do cumaru, semente utilizada em favas, como a baunilha, e muito usada na alimentação e perfumaria nativas da Amazônia. Uma combinação unida pelo composto químico aromático e que ajuda a popularizar a baunilha amazônica e também a madeira nordestina. Receita que se tornou um dos drinques de maior aceitação na carta do D.O.M.

Patrick Jardim entrou no universo do bar por acaso. Em 2009, quando ainda eram raros os profissionais do balcão em busca de algo que fugisse do trivial, Patrick acreditava que o caminho da originalidade estava apenas na culinária. Decidiu então se inscrever no curso de Tecnologia em Gastronomia no Senac, mas por um descuido perdeu o prazo e para não ficar parado, buscou um curso profissionalizante de bartender.

Foi paixão à primeira coqueteleira. Finalmente inscrito no curso, entrou com o foco de aprimorar e sofisticar o trabalho no bar. Com essa ideia em mente, somada a valorização da culinária brasileira, ganhou o impulso para trilhar o caminho que o levou a chegar onde chegou e dar-lhe a força e criatividade para seguir em frente.

A exclusiva combinação aromática do Cumaru e Amburana está na carta do restaurante D.O.M. de Alex Atala e custa R$ 45,00. Um dos #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Cumaru e Amburana

45 ml cachaça envelhecida em amburana
5 ml de Amaretto
5 ml redução de vinho tinto
15 ml xarope de açúcar
25 ml suco de limão tahiti
20 ml clara de ovo pasteurizada
Semente de cumaru ralada

Primeiro, bata todos os ingredientes líquidos, exceto a redução de vinho tinto, em uma coqueteleira sem gelo, para emulsionar e criar uma camada de espuma.
Depois, adicione gelo e bata. Passe o drinque por dupla coagem para uma taça martini já resfriada.
Finalize com a redução de vinho. Desenhe a superfície do drinque e, por fim, rale por cima um pouco da semente de cumaru.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!