Aprenda a preparar o Davila Sour, drinque do bartender Lucas Davila

Fazer um drinque descomplicado, que tenha alta aceitação no balcão e utilize os ingredientes à mão é sempre uma receita complexa. Requer altas doses de criatividade, toques de versatilidade, experimentações e uma boa memória gustativa.
Primar pela praticidade e boa harmonização foi o resultado alcançado por Lucas Davila em seu Davila Sour. O drinque busca unir ingredientes de primeira linha com outros que primam pela simplicidade. A base é a cachaça Antonieta, que traz notas de cana fresca. Já o capim santo e o limão tem baixo custo e fáceis de serem obtidos.

O resultado é uma bebida refrescante e ácida no ponto certo, que harmoniza bem com carnes vermelhas e até saladas. Um drinque sem grandes passeios históricos por quem o criou, mas que é capaz de propor ao clientes criar novas histórias ao bebê-lo. O toque diferente é a espuma de aquafaba, a “clara de neve vegana” feita a base de grão de bico.

Natural de Londrina no Paraná, Lucas Davila começou a estudar coquetelaria em 2010 na Associação Catarinense de Bartenders, mas sua maior escola foi sua curiosidade somada a muito estudos e exaustivos testes. Fez um nome para si no mercado ao organizar diversos campeonatos, encontros e outros eventos relacionados a coquetelaria. Produz sua própria linha de bitters artesanais, o Dávilla Bitter que utiliza o lúpulo Galaxy.

Sempre com mais experiência em eventos do que em bares, Lucas já passou pelo Santo Graal em Florianópolis e desde 2013 está no Gourmet Burger Market. Em relação aos campeonatos, ficou em quarto lugar na regional do Absolut Creative Drinks de 2014 e em segundo na edição de 2016. Já nos campeonatos catarinenses foi segundo colocado em 2015 e primeiro no ano de 2016.

O Davilla Sour é uma experiência a ser vivida e harmonizada. Ele custa R$ 21 no Gourmet Burger Market, que fica no bairro de Coqueiros em Florianópolis, um dos #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Davilla Sour

50 ml de cachaça Antonieta Jequitibá
20 ml de licor de capim limão
15 ml de Aperol
20 ml de limão tahiti
10 ml de xarope de açúcar demerara
2 lances de D’Ávila Bitters
10 ml de aquafaba

Em uma coqueteleira coloque todos os ingredientes junto com o gelo e bata vigorosamente. Sirva em uma taça coupé. Finalize com 2 lances de bitter. Decore com uma fatia de limão desidratado.

Receita de aquafaba, a “clara vegana”

Primeiro deixe o grão de bico de molho em água fria por no mínimo 12 horas antes de cozinhar. O processo de hidratar o grão facilita o cozimento e deixa-o com a mesma textura por inteiro.

Descarte a água do molho e coloque o grão de bico em uma panela de pressão. Cubra com quatro dedos d’água acima do grão de bico e deixe cozinhar por 15 minutos, contados a partir de quando a panela pegar pressão. Para um grão de bico mais al dente, deixar por apenas 10 minutos e para que ele desmanche, deixe por 20 minutos. A água que sobrar do cozimento do grão de bico é a aquafaba.

Receita de licor artesanal de capim limão

200 ml de vodka
600 ml de água
200 g de capim limão
200 g de açúcar
1 pitada de ácido cítrico

Prepare o chá de capim limão em fogo baixo por 15 minutos. Deixe a panela tampada por mais 15 minutos. Para cada 500 ml de chá, misture 200 ml de vodka. Adicione o açúcar e o ácido cítrico e deixe descansar.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!