Aprenda a preparar o drinque Cotidiano, do bartender Rodrigo Mello

A rotina de bartender está longe de ser sempre tudo igual, mas mesmo assim é preciso ter um sorriso pontual, ainda que não seja pela manhã. O cotidiano, tal como canta Chico Buarque tem também alguns sabores e sentimentos com beijos de hortelã, café, pavor e paixão e aquele gosto de feijão.

Foram justamente os pequenos rituais do dia-a-dia a inspiração para o drinque Cotidiano que Rodrigo Mello criou para o Diageo World Class 2016. Ressaltando ingredientes brasileiros, com rum no lugar da esperada cachaça.Com experiência nos últimos três anos em hotel, Rodrigo teve contato com vários serviços e momentos diferentes do dia. Um café da manhã agitado, um brunch e almoço na beira da piscina e jantares animados. Em cada um desses momentos as pessoas da equipe tinham pequenos rituais, um café antes de começar o trabalho, mesmo que fosse de noite, um pausa para o mate, um açaí no almoço e as pausas para o cigarro. Os clientes também tinham preferências e ações rotineiras. O Cotidiano começou com esse olhar atento em observar as pessoas.

A base alcoólica foi o rum em uma estrutura de punch, faltavam os demais ingredientes. O drinque precisava ser refrescante, por isso chegou o mate gelado. O café veio para um toque de amargor e complexidade, o sabor cítrico ficou a cargo do limão tahiti. Estava completo um cotidiano bem carioca.

Mas além do café, do mate e limão faltava um dulçor. Após alguns testes, o escolhido foi o xarope de canela. O perfume de tintura de cardamomo e um ramo de hortelã completam com um toque final de refrescância e um visual de verão.

Rodrigo Mello nasceu em Santos e, como tantos, começou a trabalhar em bar por pura necessidade na função de garçom. Em pouco tempo entendeu que estava no lugar certo. Ficou fascinado com a experiência de balcão e a oportunidade de oferecer uma experiência completamente nova aos clientes. Os truques no preparo, a explicação sobre as bebidas.

Em cursos e pela internet ficou com a vontade de ir além da Baixada Santista. Surgiu uma oportunidade de trabalho e mudou-se para o Rio à convite de Jessica Sanchez para ser assistente de bartender do Cipriani, restaurante italiano do Copacabana Palace. Já são 3 anos dando continuidade a coquetelaria no hotel. Em 2016 estreou em campeonatos, foi até a etapa semi-final carioca do Diageo World justamente com seu Cotidiano.

Quem quiser observar os hábitos e a rotina carioca enquanto degusta um Cotidiano, o drinque está na carta do Pérgula por R$ 42. O restaurante fica na beira da piscina do Copa, palco perfeito para esse que é um dos #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Cotidiano

50 ml de Rum Zacapa 23
50 ml de chá mate gelado natural
20 ml de xarope de canela
20 ml de suco de limão taiti
5 ml café coado
tintura de cardamomo
1 ramo de hortelã para decorar

Batido, coado para copo baixo com gelo. Aplique Decorar 2 sprays da tintura de cardamomo e decore com o ramo de hortelã.

Xarope de Canela 2:1
250 ml de água filtrada
500 g de açúcar branco
10 paus de canela pequenos (10 cm)

Tintura de Cardamomo
20 grão de cardamomos amassados
150ml de vodka

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!