Aprenda a preparar o Capri, drinque de Tomate Simioni, diretamente de Manaus

Quantos gim-tônicas são necessários para estimular a curiosidade de quem bebe e a criatividade de quem serve?
Por esses balcões Brasil afora, muitos clientes depois de descobrirem os sabores desse destilado de sabor marcante começam a fazer perguntas sobre as possibilidades de mixabilidade da bebida.

Para educar a clientela sobre a versatilidade do gim, Tomate Simioni resolveu quebrar aquela máxima de servi-lo sempre acompanhado com tônica. Assim nasceu o drinque Capri, destaque da nova carta do Nero em Manaus.  Um menu que busca trazer lembranças de momentos e lugares e por isso, cada coquetel remete aos nomes de cidades ou regiões.

A homenagem à ilha italiana vem em um drinque romântico, que seduz o olhar e refresca o paladar. São diversas sensações, a refrescância a cargo do limão siciliano, o perfume do gim que se junta as notas de baunilha e se complementa com as ervas e especiarias do licor escolhido. O toque amargo do Aperol finaliza o passeio breve e intenso por Capri.

Com mais de 13 anos de experiência em bar, Tomate Simioni começou como lavador de copos em uma balada em São Bernardo do Campo, a letra “B” do ABC paulista. O trabalho estava longe de ser gratificante e logo no primeiro dia, Simioni já jurava que não queria aquela vida pra ele, mas um dia após o outro e ele se apaixonou pelo balcão.

Na capital, passou pela Kiss and Fly e Buddha como estagiário e depois pelo Brown Sugar e Lupércio. De lá, surgiu o convite para trabalhar no Belle Epoque Bistrô em Manaus, e dar continuidade ao trabalho de Marcelo Serrano. Na capital amazonense Simioni assinou a carta de coquetéis do Barollo e Barbearia Don Valiante. Atualmente é o chefe de bar do Nero, onde o seu Capri é um dos mais vendidos da carta de drinques e custa R$ 25. 

APRENDA A RECEITA

Capri

40 ml de gin London dry
10 ml de Aperol
10 ml de licor 43
10 ml de xarope artesanal de baunilha
20 ml de suco de limão siciliano
15 ml de clara de ovo pasteurizado

Em uma coqueteleira sem gelo, coloque todos os ingredientes e faça o “dry shake”.
Na sequência, coloque cubos de gelo e bata vigorosamente. Coe duplamente para uma taça estilo martini e finalize com uma laranja desidratada e uma flor de amaranto.

Receita do xarope artesanal de baunilha

1 litro de água  + 1 kg de açúcar + 1 fava de baunilha

Faça um corte na fava para tirar as sementes onde se concentra o aroma. Para isso, leve-a ao forninho ou salamandra para secar e tirar as sementes com mais facilidade. Na sequência coloque a água para ferver, depois abaixe o fogo coloque a fava e o açúcar e mexa até que o açúcar desapareça. Pronto!
Dica muito importante: não deixe ferver depois de colocar o açúcar para não cristalizar.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!