Aprenda a preparar o Capivara, drinque de Igor Renovato e Greg Poeta que está caindo no gosto dos bartenders cariocas

Um bartender raiz precisa enfrentar determinados dilemas com a determinação necessária. E foi justamente num cenário complicado que Igor Renovato e seu colega de balcão Greg Poeta souberam perseverar. Em pleno Bar da Cachaça, no coração da boêmia Lapa no Rio de Janeiro, a dupla tinha apenas uma garrafa de cachaça pela metade, guaraná e um bitter de laranja já quase no fim.

Foi assim, da necessidade transformada em oportunidade, que os amigos criaram o Capivara.
Drinque despretensioso para ser feito em momentos de apuro, sem uma receita certinha, copo ou guarnição recomendada. A única regra é ter alguém com quem compartilhar o momento.

Capivara é acima um “caipiconceito” (assim mesmo, entre aspas).
Já foi feito de todas as formas, basta usar a cachaça que estiver disponível com seu guaraná preferido. O drinque fundador foi feito com bitter de laranja, mas pode ser com angostura aromático também.

Por esse Brasil afora, onde houver pastagem e um corpo d´água, são grandes as chances de haver uma capivara.
E justamente essa é a ideia por trás desse drinque, que está longe de ser inédito e que poderia ter sido feito com diversas outras combinações. De certa forma o drinque é também um representante da união crescente do universo da coquetelaria carioca. Um apelo para ser agradável, solícito, estar disposto a ouvir com boa vontade e a compartil
har.Conhecido pelos amigos como Igor Mangueirense, o bartender já passou  pelo Bar dos Descasados, Alice Bar e Pici Trattoria. E desde a inauguração está à no comando do Garoa Bar Lounge RJ e sua carta autoral dessa filial do bar fundado em Santiago de Compostela na Espanha.

A Capivara no entanto não está na carta do Garoa ou de qualquer bar. É para ser servida quando pedida. Nessa pegada, já apareceu no Astor/SubAstor, Vinil Rio, Quadrucci, Oscar Bistrô, Julieta de Serpa, Cozinha 212, Barê, Bar da Cachaça Lapa, Mirante do Arvrão, no Garoa Bar Lounge e em qualquer boteco já visitado pelo Igor. Já o preço, é só somar o valor de uma dose de cachaça com o de uma latinha de guaraná e dividir por dois.

APRENDA A RECEITA

Capivara

30 ml cachaça branca
3 gotas de bitter de laranja
Guaraná até completar o copo

Em um copo longo com gelo, coloque a cachaça, complete com guaraná e finalize com as gotas de bitter por cima. Se quiser, mexa. Senão apenas brinde e beba.

Como guarnição escolha entre uma casca de laranja, meia lua de laranja, laranja desidratada ou então sem nada. 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!