Aprenda a preparar o Bullitt, drinque do bartender Rodman Paixão

Nada mais cinematográfico que um bar de hotel, ambiente sofisticado e exclusivo. Mas nada de Dry Martini, seja batido ou mexido. Estamos no Brasil e é preciso apresentar a cachaça, sua força e sofisticação para além da Caipirinha e sua fama internacional. Aliás, oferecer nosso destilado de cana em versão envelhecida misturada com limão e açúcar pode ser até ofensivo.

Com a missão de apresentar rótulos de cachaça de alta qualidade para a clientela do hotel Hilton, que o bartender Rodman Paixão passou a sugerir um novo coquetel, muito antes de dar um nome à mistura. A aceitação foi positiva e com o tempo a combinação entrou pro menu e ganhou identidade própria. assim nasceu o Bullitt.Homenagem ao sucesso homônimo dos cinemas, famoso pela mais célebre perseguição automobilística de Hollywood. Estrelada por Steve McQueen, a película lançada em 1968 traz o ator no papel do policial que dá nome ao filme. Durante cerca de 10 minutos Bullitt persegue com seu Ford Mustang GT o Dodge Charger RT 440 dos vilões pelas ladeiras de São Francisco. Cena de ação que definiu os parâmetros de como se fazer perseguição em alta velocidade no cinema. Ação e velocidade que deixam James Bond e seus carros ingleses no chinelo.

O motor do Bullitt  de Rodman é a cachaça Leblon Signature Merlet e seus 42% de álcool. Ela corre equilibrada com vermute tinto, Amaretto e Sambuca Café. Tudo isso acelerado mexido em um copo baixo com um cubo grande de gelo. Gotas de Woodford Reserve bitters servem como aditivo e uma fatia de grapefruit decora. Força e classe.

Rodman Paixão é bartender experiente, já passou dos 50 mas segue com a vitalidade dos 30. São mais de 25 anos de experiência no balcão, depois de perder o emprego como bancário na época do plano Collor, tentou “uma coisa aqui outra ali” e encontrou uma oportunidade como ajudante de bar no Resumo da Ópera, casa noturna que funcionava no Shopping Eldorado em São Paulo, logo assumiu o bar e seguiu carreira.

Desse início guarda um livro do Mestre Derivan e o mesmo gosto pelo trabalho. Destaque-se ainda suas passagens pelo The Bar, Bantu e Floresta, casas badaladas no circuito noturno da Vila Olímpia. Hoje Rodman está à frente do Canvas, bar que funciona dentro do hotel Hilton Morumbi.

APRENDA A RECEITA

Bullitt

50 ml de cachaça Leblon Merlet
20 ml de vermute tinto
15 ml de Amaretto
10 ml de Sambuca Café
Woodford Reserve bitters
Casca de grapefruit para decorar

Em um mixing glass com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes e mexa bem.
Coe duplamente para um copo baixo com um cubo grande de gelo e finalize com gotas de bitter. Decore com uma casca de grapefruit e sirva.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!