Aprenda a preparar o drinque Botanic, de Adriana Pino com espuma de jambu

O Moscow Mule é um clássico simples e eficiente. Um dos grandes responsáveis por popularizar a vodka em terras estadunidenses ainda nas décadas de 1940 e 50, e em anos recentes tornou-se o “drinque da canequinha” em muitos bares e eventos no Brasil e no mundo. Foi inclusive, eleito nos últimos dois anos o oitavo drinque mais popular no ranking da Drinks International.

Mas drinque a base de vodka com espuminha na caneca é uma mistura de mil possibilidades. Para o Cocktail Journey da Diageo em 2015, a bartender Adriana Pino foi convidada a compor um coquetel com ingredientes botânicos e assim surgiu o seu Botanic.  Na base, manjericão, uma tintura de chá verde, vodka Ketel One, suco de lima da Pérsia e limão tahiti, xarope simples e muito gelo. Para o toque final, Adriana preparou uma espuma de jambu com cardamomo.O jambu é aquela erva amazonense, famosa no tradicional pato no tucupi, que traz o tal “tremidinho”.
Também conhecido como agrião do pará, as folhas da planta contém  espilantol, responsável por aumentar a salivação e dar aquela dormência na boca. Para completar o toque brasileiro do Botanic, Adriana serve o drinque montado em uma caneca de ágata. Tendo sido o Moscow Mule responsável pela popularização da vodka, certamente o Botanic irá apresentar de uma maneira diferente o sabor bem brasileiro do jambu.

Com 14 anos de bar, Adriana Pino começou sua carreira no grupo Unique, mas logo foi trabalhar na La Brasserie com Erick Jacquin, onde teve a oportunidade de aprender mais sobre gastronomia e coquetelaria clássica internacional além de ter passagem pelo Brown Sugar. Atualmente, após deixar a chefia de bar do La Macca, em São Paulo, está trabalhando em projetos de consultoria em outras cidades.

APRENDA A RECEITA

Botanic

50 ml de vodka
6 folhas de manjericão

15 ml de suco de limão siciliano
20 ml de xarope de açúcar
30 ml de suco de lima da Pérsia
Espuma de jambu com cardamomo

Montado em caneca de ágata com bastante gelo.
Mexa bem e complete com a espuma. Decore com uma folha de jambu.

Receita de espuma de jambu com cardamomo

1 caixa pequena de jambu
5 grãos de cardamomo
100 ml de suco de limão
80 ml de xarope de açúcar
30 ml de vinho branco
1 lata de citrus
4 folhas de gelatina
1 cápsula de NO2

Bata no liquidificador o jambu, cardamomo, citrus, suco de limão e o xarope de açúcar.
Na sequência, dilua as folhas de gelatina em 30ml de vinho branco.
Misture tudo e coloque no sifão com 1 cápsula de
NO2.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!