O Bacardi Special, rosinha e potente, é definitivamente um clássico esquecido.

Este coquetel é claramente inspirado no famoso Bacardi Cocktail: Rum, limão e xarope de romã (grenadine); que por sua vez é inspirado no onipotente Daiquiri.

Com uma linhagem tão deliciosa é de se esperar que este Drinque do Baú seja realmente especial.
Possivelmente uma versão especial do Bacardi Cocktail servida no American Bar do Savoy Hotel este coquetel aparece no tão famoso livro de 1930 The Savoy Cocktail Book.

Como costumaz no livro, algumas receitas são seguidas por um comentário, para este temos: “tornado famoso por Karl K. Kitchen, conhecido colunista dos jornais de Nova Iorque.”American-Bar-Savoy-Hotel-Covent-Garden-19Karl K. Kitchen era um bon vivant que escrevia para o New York World no começo do século XX e que escreveu um livro em que ele viaja pela Europa para conhecer a vida noturna local.

Este é o típico coquetel que ganha rapidamente a mídia: elegante, refrescante, levemente frutado e vermelhinho. Pense no Cosmopolitan do século passado!

Esta adaptação do Bacardi Cocktail adiciona ao rum um segundo destilado base, o gin. Os componentes botânicos do gin combinam muito bem com o frescor do rum e dão uma nova dimensão ao coquetel.

Outro ingrediente chave deste coquetel é o xarope de romã (grenadine).
O romã é um fruto com o sabor ácido e levemente tânico, dito isso a receita pede por um xarope com um rico frutado, leve acidez e um leve tanino.

Procure por um xarope que seja feito apenas de romã, açúcar e algum leve toque de complexidade. Alguns produtos costuma acrescentar outras frutas, como framboesa e amora, que na minha opinião resultam em um sabor de gelatina que denigre qualquer coquetel sério.

Se estiver interessado você também pode fazer o seu próprio xarope de romã utilizando suco integral de romã ou melado de romã. Fique atento para o sabor e a cor final, afinal este xarope deve dar uma bela cor avermelhada aos coquetéis.

Apresento agora uma receita com medidas para este delicioso clássico esquecido.

APRENDA A RECEITA

bacardispecial

Bacardi Special

45 ml rum branco
15 ml gin (london dry)
15 ml suco de limão tahiti
10 ml xarope de romã

Bater todos os ingredientes com gelo e servir em uma taça resfriada. Para decorar, se quiser, vá de uma cereja ou de uma fatia de limão, mas na verdade, não precisa.

Agora corra logo para o bar mais próximo, peça um Bacardi Special e troque uma ideia sobre xaropes da coquetelaria clássica, produtos artesanais e equilíbrio de sabores.

Se der, posta lá na #drinquesdobau pra todo mundo conhecer como ficou seu drinque.
Aguardamos seus comentários abaixo. Saúde!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!