Quando meus amigos viajam, é claro que peço bebidas, porém, não peço uma bebida, mas que eles encontrem, no meio da sua viagem, alguma bebida, que nunca viram na vida e que seja da região de onde ele está. A partir daí, o que vier é lucro! Seja uma garrafinha de 20 pesos, ou um imponente whisky de 200 euros, a experiência é sempre fabulosa.

Foi dessa forma que conheci o mais que perfeito Waqar, pisco chileno, das mãos do meu amigo Danilo Lodi.

Quando fui presenteado, logo abri a garrafa que nunca tinha ouvido falar e dei um belo gole. Poucas vezes me senti tão encantado por um líquido como naquele momento. E mais, não sabendo nada sobre a marca, não havia o peso do marketing sobre a minha opinião.  waqarpisco

Infelizmente, pisco é aquela bebida que a gente acha que conhece, mas no fundo, não sabemos nada. Basicamente, Pisco é uma aguardente de uvas, comumente encontrados no Peru e no Chile, países que discutem a propriedade sobre o nome, esse que já vem sendo utilizado desde 1500 e bolinhas.

Pesquisando mais sobre a bebida, descobri que em 2012, Waqar conquistou o prêmio de melhor pisco do mundo no reconhecido San Francisco World Spirits Competition e em 2014 foi além e conquistou na mesma competição o prêmio de Best Unaged White Spirit, (melhor destilado sem envelhecimento).

Descobri também que esse pisco de 40% de graduação alcoólica, fabricado em Tulahuén, na região de Coquimbo, ao norte de Santiago, é produzido desde 1850 pela família Camposano, hoje na quinta geração, que fermentam e destilam as uvas brancas do tipo Moscatel para chegar no resultado espetacular desse pisco.waqarpisco3

Infelizmente ainda não está a venda no Brasil e torcemos para que chegue em breve!

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!