Faleceu na madrugada deste sábado, em NY, um dos grandes mestre da coquetelaria moderna, um exemplo, mestre e sempre aprendiz, o inglês Gary Regan. Em 2019 completou 69 anos.

O anúncio foi feito pela sua esposa, Amy Gallagher, horas atrás através do facebook. De acordo com ela, Gary sofreu uma crise de pneumonia forte e não resistiu.

Gary Regan foi bartender, escritor de livros, jornais, blogs e sites sobre mixologia, foi juiz de campeonatos como World Class Diageo, palestrou sobre o mundo dos bares em países como Russia, EUA, Suíça, Reino Unido, Austrália, Áustria, Alemanha, China, República Checa, Nova Zelândia, Namíbia, Eslováquia,Moçambique e África do Sul entre tantos outros.

Gaz, como gosta de ser chamado, participa do programa Bar Smarts da Pernod Ricard nos EUA, e no projeto global Drinkology, que oferece ajuda e suporte para uma série de empresas no mundo. Também desenvolveu em 1996, um dos bitters mais conhecidos no mundo, o “Regan’s Orange Bitter nº6“.

Em 2003 gaz regan venceu um câncer na língua, que acabou afetando sua fala e sua aparência, mas de acordo com ele, fato mais ligado ao excesso de cigarro do que com o alcoolismo, outra batalha que Gary lutou a vida toda, como é bem detalhado em entrevista cedida ao site Difford’s Guide em 2017.

O Mixology News entrevistou Gary Regan em 2012. Leia aqui.

Publicou uma vasta série de livros importantes para a coquetelaria como “The Bartender’s Bible” em 1991, “The Book of Bourbon and Other Fine American Whiskey”, “The Bourbon Companion”, “New Classic Cocktails”, “The Martini Companion”,”The Joy of Mixology”, The Bartenders Gin Compendium”, “The Cocktailian Chronicles: The Professor Years, Volume 1″, The Negroni: Drinking la Dolce Vita”. Todos os livros você pode encontrar aqui.

Após o anúncio de sua esposa, uma comoção global tomou a indústria de bares. Diversos profissionais e amigos de Gary se solidarizaram pela perda de um ente querido e uma grande inspiração.

Simon Ford, inglês que já foi entrevistado no MN : “Eu realmente pensei que Gary viveria mais que todos nós – que grande perda

Carina Soto Velasquez: “Nós perdemos um grande ser humano, um verdadeiro mentor para cada bartender pelo mundo afora

Claire Warner: “Que perda enorme, que personalidade enorme e uma alma gentil. Ele fará falta. Estou enviando à sua família muito amor e condolências.

Andy Pearson: “De todas as pessoas que conheço, a alma de Gaz definitivamente viverá, principalmente no coração da vida de milhares de pessoas que ele trouxe luz do sol, inclusive eu.”

Rebecca Almqvist: “Como jovem barman em Londres, nunca saí de casa sem o seu livro. Rabisquei tudo, coloquei post, notas, especificações de coquetel. As cópias de Jim Wrigley e Gregor De Gruyther pareciam os navegadores de internet de hoje. 40 janelas se abrem por vez 😆 Obrigado por tudo que você fez em nossa indústria e pelo personagem que você trouxe. Esta é uma notícia tão triste😢 RIP ❤️ enviando amor para a família

Assista acima um dos episódios do Cocktails in the Country, que ele apresentava nos últimos anos.

Vá em paz, mestre Gary Regan, seu legado será sempre nossa fonte de inspiração. #ripgaryregan

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!