Você já imaginou que o nosso tradicional Quentão nada mais é do que o Hot Toddy brasileiro?!

O Hot Toddy é um drinque antigo que possui uma criação um tanto obscura. Muitos acreditam que ele tenha sido criado no começo de 1700 na Escócia para tornar o sabor forte do whisky mais palatável para as mulheres e para aquecê-las no inverno vigoroso da região. Alguns acreditam que desde que as rotas comerciais do Reino Unido e Índia foram estabelecidas, uma bebida regional indiana chamada Toddy,(algo como a seiva da árvore da palma fermentada e temperada), passou a ser comum nas viagens da rota e recebeu uma homenagem. Já  outros acreditam que o nome venha de um poema do inglês Allan Ramsay, The Morning Interview, onde Ramsay se referea uma água quente com chá e especiarias que era consumida em uma festa de chá como Todian Spring.

O Hot Toddy é um drinque que mistura whisky, brandy ou rum, água, açúcar, limão e especiarias como canela. É servido quente e varia de região para região, mas mantém essas características em comum. É servido normalmente em dias frios e é ótimo para tomar antes de dormir.

Hot Toddy

No Brasil temos uma bebida regional conhecidíssima que é muito similar ao Hot Toddy, nosso querido Quentão. Essa bebida é relacionada ao inverno, típica das festas juninas do sudeste e nordeste do país, principalmente dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Essa bebida leva principalmente cachaça, água, gengibre, cravo, canela, limão, laranja e açúcar. É servido quente, após misturados em uma panela em fogo médio e servidos e copinhos de vidro.

Quer aprender uma receita especial de Quentão? Veja aqui.

O importante é que nessa época fria do ano temos a oportunidade de provar receitas que não são comuns no nosso país, os drinques tropicais.

Então, por que não dar espaço a eles, deixando a caipirinha e os drinques gelados para a outra estação?

De acordo com Tony Harion, colunista de Destilando Idéias, “não só o quentão, mas outros coquetéis quentes são muitas vezes menosprezados por bares que acabam perdendo uma ótima oportunidade de negócio. Este tipo de drink tem um ótimo custo benefício, pois utilizam ingredientes fáceis de serem encontrados, como especiarias que todos temos na cozinha, muita água, que é provavelmente o ingrediente mais barato da casa e possibilitam receitas simples, mas bem saborosas.; além disso, eles ainda podem ser preparados com certa antecedência, o que agiliza muito o serviço de bar.”

Então vamos abraçar a causa e nos esquentar nesse inverno seja com um Hot Toddy ou com um Quentão. E bom inverno para todos!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!