abstemio2Eu tive um sonho.

Eu era mordido por um zumbi e me transformava em um… abstêmio.

Eu, abstêmio, andando com outros abstêmios, invadindo bares e pedindo ÁGUA.

Coca zero e bolinho de arroz!

Eu, com meus amigos abstêmios, botando pra quebrar em um mundo de abstêmios, falando gírias de abstêmio, transando como abstêmios e bebendo SUCO.

Nós, os abstêmios, avatares do bom-senso, águias da sensatez, mártires da sobriedade, exigindo compostura no salão.

Falem baixo, chegou um abstêmio!  Sujeito respeitável, cumpridor dos seus deveres, o motorista da vez, de todas as vezes.  Apresentem suas filhas, abaixem suas calças. Um rei, dois rins e aquele fígado que vale por três!

Abstêmios são tão equilibrados que deveriam trabalhar no Cirque du Soleil.

Abstêmios são tão sérios. Abstêmios não são de direita. Abstêmios não são de esquerda. Abstêmios têm seu próprio partido. Os abstêmios estão no poder – e de lá nunca saíram. Abstêmios não brigam por bobagem. Abstêmios não choram. Abstêmios são objetivos. Corretos. Nunca curvos, nunca tortos. Gente reta. Setas.

Abstêmios não têm tempo a perder. Abstêmios não sabem relaxar o espírito no balcão. Abstêmios não encostam a barriga em lugar nenhum. Abstêmios não têm barriga. Abstêmios gostam de mesinhas. Tem mesa? Tem mesa? Tem? Abstêmios não sabem se debruçar no parapeito das ilusões etílicas.

Abstêmios não contam as voltas que a bailarina (a colher) dá. Abstêmios não contam dashes de Angostura como quem conta gotas de colírio (dois ou três dashes e tudo fica diferente). Abstêmios não sabem que no bar o tempabstêmioo passa fazendo moonwalker, andando pra trás, rejuvenescendo-nos.

Abstêmios têm razão. São a nossa salvação.

A redenção!

(…)

Acordei.

Que bom!

Com sede.

Mais tarde, depois do expediente, vou pro bar, com a roupa do trabalho mesmo.

E se o apocalipse zumbi chegar, acreditem, não vou me entregar com facilidade. Ou melhor, não vou me entregar com sobriedade. Jamais.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!