Aprenda aqui quais são as diferenças entre os termos Cordial e Licor

Existe alguma diferença entre os termos técnicos Cordial e Licor? Na verdade não.
Eles são na essência a mesmíssima coisa que, de acordo com a região ou a cultura local, é chamado de um jeito ou de outro.

Basicamente, um licor – ou cordial – nada mais é do que um destilado com adição de açúcar, aromas, sabores e corantes que determinam sua natureza de acordo com a matéria prima utilizada.

Ainda que as pessoas usem muitas vezes o termo “Cordial” para se referir a um licor frutado com maior concentração de açúcar (não necessariamente menos álcool), as palavras “Licor” e “Cordial” tem essencialmente a mesma função e finalidade.
Algumas referências internacionais indicam que para ser um licor ou um cordial é preciso ter pelo menos 2,5% de açúcar na composição porém, o que vale no Brasil são as nossas leis.

A Legislação Brasileira no Decreto 6871 de 2009 – Art. 67 garante que:
“Licor é a bebida com graduação alcoólica de quinze a cinqüenta e quatro por cento em volume, a vinte graus Celsius, com percentual de açúcar superior a trinta gramas por litro”.

Já o mesmo decreto não define nenhuma informação relevante para o termo Cordial na Legislação Brasileira.
Ou seja,tanto Licor quanto Cordial são bebidas irmãs gêmeas.

De acordo com o “The Bartender’s Bible” livro do mestre Gaz Regan:
“É uma questão de geografia. Nos EUA, o que se consome após as refeições, no after-dinner, é um licor mais adocicado, ou seja, um cordial. Eu reparei que as bebidas mais doces, no estilo sobremesa (chocolate, café e licores cremosos) são levemente mais propensos a serem rotulados como “Cordials” se comparado com outras opções frutadas ou herbais.”Porém no Reino Unido “Cordial” tem outra conotação. Lá é utilizado para definir um xarope ou uma bebida muito adocicada e não alcoólica, como por exemplo o Lime’s Cordial (Cordial de Limão).

No Brasil, diversos bartenders entendem Cordial como o termo para especificar licores com baixa graduação alcoólica. Em outras palavras, nessa visão um Cordial sempre será um licor, mas um licor nem sempre será um Cordial.

O Lime’s Cordial é um substituto não alcoólico para o suco de limão.
É mais parecido com um simple syrup (xarope simples ou xarope 1:1), mas recebe a adição de outros ingredientes. Receitas clássicas como o Gimlet fazem uso do Lime’s Cordial.

Aprenda a Receita

Lime’s Cordial

350 ml de água mineral
180ml de suco de limão siciliano fresco
200 g de açúcar refinado
6 g de ácido cítrico
2,5 g de ácido tartárico
Casca de 3 limões sicilianos cortados em pedaços

1 – Misture os ácidos e o açúcar.
2 – Coloque a água para ferver e acrescente a mistura do açúcar.
3 – Mexa bastante até o açúcar dissolver
4 – Desligue o fogo e adicione o suco de limão e as cascas dos limões
5 – Passe para um recipiente apropriado e deixe resfriar naturalmente.
6 – Em temperatura ambiente, coloque na geladeira e deixe virar a noite.
7 – No dia seguinte, coe as cascas de limão e qualquer sedimento.
8 – Guarde refrigerado por até 15 dias.