Conheça os semifinalistas do Bacardi Legacy 2017/2018

bacardí legacyNa segunda feira, 30 de outubro, 10 bartenders classificados para a semifinal do Bacardi Legacy 2017/2018 se apresentarão com seus coquetéis autorais para disputar as 3 vagas disponíveis para a grande final da competição.

O Mixology News, veículo oficial do Bacardi Legacy 2017/2018, transmitirá na fanpage do facebook , ao vivo e online, toda a semifinal nesta segunda feira, a partir das 15:00. Não perca

O Bacardi Legacy é a grande oportunidade dos bartenders deixarem através do seu drinque de assinatura um legado na coquetelaria global.

Neste primeiro post, conheça 5 dos 10 finalistas e suas respectivas receitas.
Ainda hoje, divulgaremos o perfil e as receitas dos demais finalistas.

Ed Amorim

O jovem bartender ed amorimEd Amorim do Restaurante Janga em Maceió, Alagoas é o único representante do Nordeste na competição. Também é novato na disputa de competições de coquetelaria.

Ed teve sua carreira impulsionada por uma pessoa da família – e conhecida do Mixology News – Bia Amorim, sommelier de cervejas que além de ser sua prima é colunista neste portal.

Seu coquetel Esperanza combina Bacardi Carta Blanca, vinho branco Sauvignon Blanc, vermute extra dry, suco de abacaxi e xarope de açúcar.

Para Ed, essa é a combinação perfeita para se tornar um grande clássico. ” São ingredientes fáceis de encontrar no mundo inteiro, e também muito bem harmonizáveis entre si”. conclui o bartender.

esperanza ed amorim

 

 

Eugênio Baggiotto

eugenio baggiottoEugênio Baggiotto pode se considerar um veterano em competições de coquetelaria.

Conquistando etapas regionais de campeonatos, Eugênio, hoje no Bar do Pingo – Santa Maria, Rio Grande do Sul, é um experiente bartender que sabe como jogar para ganhar.

Eugênio ainda é sócio da Fuel Entretenimento, agência de eventos que atende o interior do Rio Grande do Sul com coquetelaria de alta qualidade.

Sua receita de assinatura De Vuelta a Casa, é a harmonização de Bacardi Carta Blanca, Martini Bianco, suco de limão tahiti, xarope de manjericão de aceto balsâmico de mel e laranja.de vuelta a casa eugenio baggiotto

Sobre a motivação em criar sua receita, Eugênio afirma:

“O coquetel “De Vuelta a Casa” retrata, com muita emoção e felicidade o momento atual em que vivemos aqui em minha região, após um tempo de ensinamento e muito aprendizado, começamos a capacitar e ensinar um novo oficio a pessoas interessadas, a arte da coquetelaria.”

 

 

Nica Elizondo

nica elizondoO bartender Ernesto “Nica” Elizondo do Riviera Bar – São Paulo/SP ainda está em comemoração. Ele acaba de ganhar a etapa Brasil do Cocktail Challenge de Angostura e recebeu na mesma semana a notícia da classificação para a semifinal do Bacardí Legacy.

Com carreira no mercado de eventos, passagem pelo balcão do Mr.Jerry (SP) e agora, estabelecido no clássico balcão vermelho da Av. Paulista, Nica tem colhido os frutos de um trabalho de equipe sólida, fruto da parceria entre Kennedy Nascimento e Sylas Rocha à frente das decisões da casa.

Nica, que é nicaraguense, escolheu a história dos Imigrantes para criar sua receita. Imigrante como ele, como Facundo Bacardí e como tantos outros que se aventuraram em outros países para prosperar.

el imigrante nica elizondoSua receita de assinatura, El Imigrante, leva Bacardi Carta Blanca, Martini Bitter, Martini Rosso, limão siciliano e xarope de açúcar além de um ramo de manjericão como guarnição.

Para Nica, usar uma técnica pouco conhecida ainda, que é a swizzle, para homogenizar seu drinque e ganhar temperatura é um dos diferenciais que sua receita pode ter na semifinal.

 

Felipe Leite

Bartender desde 2012, felipe leiteFelipe Leite possui no seu currículo bares importantes como NOH Bar e Riviera Bar, ambos em São Paulo.

Mas é a frente do balcão do pequenino e competente Bar do Jiquitaia em São Paulo, que Felipe tem a oportunidade de mostrar seu melhor trabalho até hoje.

Sua receita de assinatura, denominada de Ron Wood, mescla três bebidas apenas. Bacardi 8 Años, Vinho Madeira (de preferência de uva verdelho) e vermute seco.

ron wood felipe leiteCom um discurso sensorial complexo sobre a criação do seu drinque, Felipe parece estar confiante com o potencial da sua receita:

“A ideia por trás de Ron Wood era aproveitar o porte de Bacardi 8 Años para criar um coquetel austero porém com frescor. Para isso, buscou-se a adição de acidez natural, vinda do vinho Madeira (Verdelho). A escolha de Madeira também se deu por sua pouca presença em coquetelaria – apesar de seu potencial de acidez, complexidade, textura e profundidade.” explica o bartender.

“Além disso, pareceu interessante criar um drinque mais sério e engravatado para não concorrer na linha de frescor que têm os dois coquetéis mais clássicos feitos com rum: daiquiri e mojito.” conclui.

 

Jonny Paes

jonny paesEmbora já trabalhe em bares a quase 10 anos, Jonny Paes ainda é figura misteriosa para muitos dos apreciadores de bebidas. Com a mão afiada, olhar crítico para os sabores e intensidade na sua própria evolução, é um dos bartenders que mais evoluíram nos últimos anos.

Isso se dá por conta da parceria com Tai Barbin, comandante-mor do  NOSSO Ipanema, bar do Rio de Janeiro focado em diferentes tipos de runs. Foi com Tai que formaram a dobradinha que revitalizou e premiou o Bar D’Hotel no Leblon.

el equilibrio jonny paesEl Equilíbrio é o nome do seu drinque de assinatura e Jonny acredita que ele pode se tornar um novo clássico porque tem o peso dos grandes clássicos, possui ingredientes facilmente encontrados nos bares e traz um toque de elegância contemporânea.

O drinque que ele apresentará nesta etapa semifinal combina Bacardi 8 anos, licor Dom Benedictine, vermute seco, Angostura Bitter e tintura de sal negro além de casca de laranja dão tom para a sua receita.
Completando os time de semifinalistas, Leo Nogueira | La Champagneria – Curitiba/PR, Mario Oliveira do Nakka Jardins – São Paulo/SP, Royter Correia do Barê – São Paulo/SP, Vinicius Gomes do HighLine Bar – São Paulo/SP e Zé Swaiger do Hotel Nomaa – Curitiba/PR contam um pouco da história dos seus drinques autoriais no post abaixo.

Conheça ainda hoje os demais semifinalistas do Bacardi Legacy 2017/2018

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!