Vinho Sour, uma variação deliciosa com bebida fermentada do Whisky Sour.

Como nutricionista de restaurantes e bares, sou amiga de alguns bartenders de São Paulo e todos eles têm em comum o desejo de sempre surpreender seus clientes, em especial, as mulheres.

Um deles, muito saidinho por sinal, recebeu o pedido de uma cliente-fã para fazer o vinho sour, que é uma variação com bebida fermentada do whiskey sour. Ela havia provado esse drinque no Chile e estava louquinha para tomar novamente. Imagina se esse meu amigo não atendeu o pedido dela… Foi só o começo do ti ti ti entre os dois.

Bom, vocês sabem que o whisky sour é uma bebida contendo whisky, suco de limão e açúcar, e a forma mais tradicional para fazer a decoração é meia fatia de laranja ou cereja ao marrasquino. A versão com vinho é só substituir o whiskey por essa bebida fermentada e, no caso, era Sauvignon Blanc. Escutando essa história do meu amigo, resolvi duelar o whiskyy e o vinho.

Então pode tirar esse nariz torcido do rosto e se tiver dúvidas que o Vinho Sour fica bom, experimente fazer uma vez.

Vamos à luta!Vinhohttp://www.mixologynews.com.br/07/2013/mixologia/catedral-do-whisky-fica-aqui-no-no-brasil/

NUTRIENTES E COMPOSIÇÃO

Whisky: é uma bebida alcoólica destilada de grãos, como o malte e o milho, envelhecida em barris. A graduação alcoólica vai de 38 a 54%. Em 100 ml tem cerca de 226 calorias e possui uma quantidade quase que insignificante de cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês, zinco, selênio, cobre, vitaminas A, B1, B2, B3, B5 e C, sódio e potássio. São só traços deles, como se eles tivessem passado e deixado as pegadas. Considerando isso, nota 0.

 Vinho Sauvignon Blanc: É uma bebida fermentada feita a partir da uva branca Sauvignon Blanc, que tem origem em Bordeaux, na França. Em 100 ml de bebida há cerca de 81 calorias e contém um pouco de vitamina A, B1, B2 e B12, C, potássio, cálcio, sódio e ferro. É pouca quantidade de nutrientes, mas bem mais que o whisky, nota 1 para ele.


AÇÃO NO ORGANISMO

Whisky: basicamente é um monte de calorias que podem te ajudar a engordar, dependendo da quantidade e frequência de consumo. Sem nota para ele.

Vinho Sauvignon Blanc: pela sua composição, é antibiótico, age contra o envelhecimento e ainda reduz o risco de doenças do coração, e pensando que esse último é uma das maiores causas de morte no mundo, ganha um belo de um ponto.ESTÉTICA

Whisky: possui tons de camaro amarelo, ops, caramelo, rs. Normalmente é livre de impurezas para evitar que o líquido se turve ao misturar com gelo ou água gelada. Ah! Mas a presença de partículas em suspensão não significa que o whisky seja impuro, hein?! Pois pode ser partículas de proteínas, ácidos graxos (que formam a gordura) e ésteres advindos da própria composição da bebida. Digamos que ele é muito bonitinho, lembra o ouro. Nota 1 para ele.

Vinho Sauvignon Blanc: tem coloração amarela pálida, bem clarinha. Se ele alterar para uma coloração dourada clara, pode indicar oxidação e isso não é bom. Fique de olho! Dou nota 1, afinal, ele merece, é bonitinho também.

 

SABOR

Whisky: ele ganha 60% do seu sabor baseado no tipo de barril usado no seu envelhecimento, por isso sua classificação se baseia no tipo de madeira utilizada e na qualidade da flambagem e queima da madeira. Pela Diageo, são classificados em suaves, delicados, complexos e enfumaçados, mas podem receber outras divisões, como cítricos, florais, amadeirados, de frutas secas e especiarias… Normalmente, os homens gostam mais dessa bebida do que as mulheres e já até falei disso num outro post (Caipirinha de Limão X Caipirinha de Lichia), pois tem relação com a parte hormonal. Como sou mulher, acho muito forte (Yécoool) e fico com o vinho, deixando nota 0 para o whisky.

Vinho Sauvignon Blanc: é um vinho seco e refrescante, com aromas minerais, vegetais e toques frutados. Mas seu sabor pode variar de agressivo a doce, isso porque a uva é drasticamente afetada pelo ambiente em que é cultivada. É suave, fazendo a vez da mulherada. Nota 10, ops 1, rs.


VALIDADE E ARMAZENAMENTO

Whisky: não tem prazo de validade, mas apesar disso a incidência direta de luz e o contato com o ar pode alterar levemente algumas de suas características, mas nada que o torne impróprio para consumo. Deve ser armazenado em temperatura ambiente e a garrafa pode ficar em qualquer posição: deitada, em pé, de lado ou até de ponta-cabeça, mas não pode ter incidência de sol ou iluminação artificial direta sobre as garrafas pelo motivo exposto no começo desse parágrafo. Pela sua longa shelf life e pela sua praticidade no armazenamento, vamos de nota 1.

Vinho Sauvignon Blanc: por causa do tipo de uva Sauvignon Blanc, se guardado por muito tempo, perde muito em qualidade, sendo assim, deve ser tomado depois de um ou dois anos da fabricação, pois, mais que isso, já começa a declinar sua qualidade. O ideal é estar armazenado em equipamento climatizado de 11 a 13ºC. Depois de aberto, pode ser oxidado devido ao contato com o ar, e assim adquirir odor de vinagre. Por isso, o ideal é abrir e consumir 100% de uma vez ou em poucos dias. Deve ser armazenado deitado, a fim do líquido estar sempre em contato com a rolha, para que essa não resseque e formas fissuras que poderiam levar a oxidação da bebida. Deve também estar ao abrigo da luz. O controle da umidade é outro fator importante, devendo estar entre 60 e 85%, já que a baixa umidade permitiria o ressecamento da rolha e a alta umidade poderia favorecer o ataque dos fungos na rolha, estragando o vinho. Nota 0 para ele, só por causa dessas frescurinhas no armazenamento.

Bom, o vinho ganhou de 4 a 2 para o whisky. Mas vou ser bem realista, nos bares, poderia existir essas duas opções, pois acredito que o whiskey sour atende bem aos homens, e o vinho sour agrada mais às mulheres. Bom, se quiserem agradar suas clientes, assim como meu amigo bartender fez, já sabem desse “novo” drinque.

Quer saber mais sobre alimentação saudável? É só acompanhar no Entre Legumes e Verduras.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!