Com o drinque O Caminho do Gim, o bartender italiano Nicola Bara conquistou o MIB2017

nicola baraO drinque se chama O Caminho do Gim, porque de acordo com o bartender, é uma viagem que remonta o caminho que as especiarias percorreram na Europa. Uma homenagem aos três principais habitats de Bombay Sapphire.

Nicola Bara é um jovem bartender italiano, uma figura ainda a ser descoberta por muitos bartenders e amantes da coquetelaria do país.

Desde março de 2017 à frente do balcão do Teto Solar, bar localizado no bairro de Botafogo, zona sul carioca, Nicola é de fato um jovem bartender de 26 anos que com o título do MIB2017 se coloca nos holofotes da coquetelaria carioca e brasileira.

É possível provar seus drinques autorais no Teto Solar, que no meio do ano renovou sua carta de coquetéis e recebe a influência do bartender que tem na bagagem o espírito do “país do aperitivo“.

Quer saber mais sobre o Most Imaginative Bartender de Bombay Sapphire?

Entendendo a Receita

Para criar seu drinque vencedor o “Caminho do Gin“, Bara se inspirou no conceito de sustentabilidade que identificou como um dos pilares centrais da Destilaria de Laverstoke Mill.

Bara também se apoiou na gastronomia para dividir seu drinque em três partes, onde cada mensagem pudesse ser bem compreendida, exatamente como um prato de um chef.

Por fim, mesclou a sua experiência natal no Mediterrâneo, sua passagem por Londres e a sua vida tropical de hoje em dia para dar aroma e sabor à sua proposta.Caminho do Gin

Aprenda a Receita

CAMINHO DO GIN

Norte Europeu / Reino Unido
30 ml de gin Bombay Sapphire
30 ml de vermouth seco aromatizado
2 fatias de pepino
1 colher bailarina de pimenta Sichaun

Em um mixig glass, amasse o pepino com a pimenta sichuan. Acrescente gelo e vermute e mexa bem.
Retire o excesso do líquido, acrescente Bombay Sapphire, mexa novamente e coe para uma taça coupé.

Mediterrâneo/Itália

25 ml de gin Bombay Sapphire
15 ml de Campari
5 ml de Martini Rosso
15 ml de redução de vinagre balsâmico

Bata todos os ingredientes com gelo em um coqueteleira. Faça uma coagem dupla para um copo baixo com cubos de gelo. Finalize com uma fatia de parmesão para harmonizar.

Tropical/Brasil
30 ml de gin Bombay Sapphire
15 ml de xarope de coco com cumaru
10 ml de suco de limão tahiti
Ar de maracujá e limão

Bata todos os ingredientes com gelo em uma coqueteleira.  Coe para um copo curto sem gelo e finalize com o ar de maracujá e limão e sirva.