Sabe aquele picnic gostoso que a gente faz nos verões e primaveras, sentado na grama dos parques, com uma toalha de mesa no chão, comidinhas e bebidinhas espalhadas, violão ou música de fundo, deixando o tempo passar? É só nisso que eu consegui pensar enquanto provava a Liefmans Fruitesse, uma das novas cervejas belgas distribuídas exclusivamente pela Interfood para o Brasil.

Conheci a Liefmans em uma degustação de cervejas belgas com participação especial do executivo da cervejaria Duvel Moortgat, o belga Bram Vaerewyck, no restaurante Butcher’s Market. Nessa mesma degustação foram apresentadas outras sete cervejas belgas, entre elas a conhecida Duvel, fantástica Maredsous Tripel e a Vedett, uma witbier muito refrescante. Mas isso fica para outra conversa, porque o que me surpreendeu mesmo foi a Liefmans Fruitesse.

Não é sempre que alguém diz para você colocar 4 cubos de gelo na sua cerveja. 4 cubos?! Essa era a sugestão de Bram Vaerewyck para a Fruitesse. Ok, vamos quebrar as nossas barreiras e aceitar o novo. Cubos de gelo no copo até a marca desejada, despejei a cerveja até a medida ideal.

Que linda cor no copo. E como é bonito ver o contorno do transparente do gelo ganhando espaço entre os diversos tons de vinho existentes dentro do copo.

O aroma e o sabor da cerveja demonstram algo que todos já imaginavam. Tem suco de frutas vermelhas dentro dessa fermentação. Cereja, framboesa, morango, mirtilo e sabugueiro compõem o sabor frutado que lembra nitidamente algo que parece mas não está lá, o suco de cranberry. De todas as cervejas que provei nessa noite, essa é a mais versátil para coquetéis e diferente no seu estilo. Quem disse que a fórmula (cerveja + frutas vermelhas + gelo) não poderia funcionar?

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!