A Vida de um Single Malt, crônica etílica de Gilberto Amendola

O tempo é líquido. E o uísque tem a metade da minha idade. Eu era tão jovem quando ele ainda era um grão. Já estava na faculdade, já tinha pelos na cara e uns amores bestas. E ele ainda era um grão.

E enquanto  eu aprendia que a vida é uma ressaca atrás de outra ressaca, o uísque  envelhecia sem pressa. Éramos dois calendários que corriam em raias diferentes, agendas que não batiam e vidas separadas por um continente.

Quanta coisa precisou acontecer pra que eu chegasse até você?

A vida dentro do barril de Jerez pode ser tão sufocante quanto esse apartamento. Mas a solidão de um single malt não tem comparação. Tem uma retidão, uma disciplina e uma falta de ambição que só os sábios podem ter.

O uísque sabe esperar.

Ao se mudar para uma garrafa, ao viajar de navio até esse país confuso e tropical, ao ser colocado em uma prateleira alta e perigosa, ao passar por mãos trêmulas e descuidadas, ao custar quase um salário mínimo…

Ao se mudar para minha casa.

Belo presente de casamento. Dado pelo amigo mais próximo. Um presente que não  abri por dois anos. O tempo que durou a nossa relação. Agora, sem você, me veio essa ideia de libertar o uísque como quem liberta um gênio de sua garrafa ancestral. single malt

O tempo é líquido. E o uísque tem a metade da minha idade. Vou beber com parcimônia. Com a insegurança de um primeiro encontro. Vou beber  em pequenos goles, girando o copo, sentindo o aroma, reconhecendo certas propriedades e degustando-o.

Sou um velho esnobe. E o uísque tem a metade da minha idade.

Mas o que dói é saber que quem continua envelhecendo sou eu. Vou seguir contando o tempo, fazendo contas para que eu me evapore sem poesia.

Logo, vou ter o triplo da idade desse uísque.

O tempo é líquido.

Mas vou guardar um restinho na garrafa.

Sim, da vida, vou guardar um restinho.        single malt

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!