Os drinques de inverno nunca mais serão difíceis de preparar

Sempre que a gente pensa em inverno, vem aquela ideia de muita neve, árvores secas, cachecol e casacos, boneco de neve e chocolate quente não é? Mas no nosso país, é muito difícil encontrar um inverno nesse estilo pelo Brasil. Então, vamos pensa numa imagem como essa aqui.inverno sao pauloOpa, pensando por aí, podemos começar a imaginar alguns ingredientes e sabores que combinariam com essa cena nanossa memória afetiva.

Vamos sugerir aqui alguns, canela, cravo, macadâmia, amêndoas, chocolate, anis estrelado, café, avelã, noz moscada, caramelo, gengibre, maçã, laranja, tangerina, pêssego, frutas vermelhas, frutas secas como ameixas, tâmaras, damasco, ervas como alecrim e tomilho e ingredientes como marshmallow e creme de leite fresco são bem vindos nessa história. Se você tiver outros, escreva nos comentários para nós.

Ah, mas então dá pra fazer com quase tudo!? Não, não e não.
Por exemplo, lichia, abacaxi, maçã verde, kiwi, manga, maracujá, hortelã, cajú, melancia e melão são alguns dos ingredientes que estão totalmente conectados com o verão, climas quentes. Fuja deles!

É natural dos drinques de inverno que eles contenham mais calorias. Ou seja, diferente daquele drinque com bastante água de coco ou água gaseificada do verão, feito exatamente para hidratar e refrescar, os drinques de inverno tendem a ser mais encorpados, com potência de sabor e as vezes cremosos.

Nem só de drinques quentes vive o inverno, até porque nós não vivemos no frio o tempo todo, mas experimentar receitas com temperaturas altas combina com a estação e deve ser levado em consideração sim.

Ora, um clássico do nosso país é o próprio Quentão não é?hot toddyAo se preparar um coquetel quente, deve-se ficar atento à harmonização dos sabores envolvidos. Um coquetel quente tende a despertar mais os sabores do que um coquetel frio, então usar ingredientes mais potentes é um acerto.

Mas cuidado e cautela, pois por exemplo, o uso da pimenta em coquetéis quentes pode aumentar ainda mais a percepção da capsaicina, responsável pela ardência das pimentas.

Quase todos os ingredientes alcoólicos são bem vindos para um drinque de inverno.
No grupo dos fermentados, cervejas, sidras, vinhos e sakes são fáceis de harmonizar.

Nos destilados, quase todos. Os que possuem maior característica são mais interessantes, como whisky, rum, cachaça. Vodca e gim são possíveis sim. Tequila é talvez o mais delicado para harmonizar, mas não se amedronte! Os licores, vermutes e amaros são facilmente harmonizáveis ou seja, opções não vão faltar!

Muito ingredientes são sazonais e infelizmente não é possível encontrá-los em todos os estados brasileiros.
Uma opção muito interessante para harmonizar suas receitas é o uso dos xaropes premium.

Quer dar um toque de macadâmia no seu coquetel mas não encontra essa noz ou não consegue extrair o sabor dela? Que tal um toque de gengibre caramelizado nesse punch?

Pensando nisso, preparamos duas receitas para você se esbaldar nesse finzinho de inverno, uma com álcool e outra sem álcool. Experimente nossos drinques e conte para a gente as suas sugestões.

aprenda a receita

VERO MARTINI

vero martiniIngredientes
50 ml de whisky escocês
20 ml de xarope de Amaretto
40 ml de café espresso

Modo de Preparo
Em uma coqueteleira com cubos de gelo coloque 1883 Amaretto, whisky escocês e café espresso e bata vigorosamente.
Coe para uma taça martini previamente gelada utilizando coagem dupla. Finalize o drinque decorando com 3 grãos de café e sirva imediatamente.


AMENDOA LATTE

amendoa

Ingredientes
30 ml de café espresso
20 ml xarope de amêndoa
100 ml de leite integral
10ml de xarope de Baunilha
lascas de amêndoas

Modo de Preparo
Despeje uma xícara de café espresso em um copo, adicione o  xarope de amêndoas e mexa.
Vaporize o leite e em seguida, adicione o xarope de baunilha e mexa.
Misture o leite com baunilha no copo com café espresso e amêndoa.
Para finalizar polvilhe com lascas de amêndoa e sirva com canudo.

No Brasil, a 1883 é distribuída nacionalmente pela Flavors, empresa que está há mais de dez anos no mercado de food service trazendo novidades e tendências para o mercado brasileiro.

Libere a sua imaginação e use a criatividade para criar suas próprias receitas!
Aguardamos suas sugestões de receitas de drinques quentes!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!