Se alguém lhe contasse que tem um destilado de cajú para te apresentar, você logo pensaria que deveria ser do nordeste do nosso país certo?! Infelizmente, errado!

Ainda não tenho conhecimento de um destilado de caju de alta qualidade feito aqui no Brasil, porém, na Índia, mais exatamente no histórico estado de Goa, é produzido um destilado de alta qualidade em meio à diversas versões tradicionais e artesanais.

O nome tradicional dessa bebida é Feni , que em sânscrito significa espuma (por causa das bolhas que se fazem quando ela é agitada), e uma das marcas com maior reputação no país é a Cazulo, que significa vagalume. Para os fabricantes da bebida, ao consumir a Cazulo, a pessoa desperta uma sensação de aquecimento que irradia brilho, remetendo ao inseto brilhante. cazulo1O belo trabalho de design  foi realizado pelo neozeolandês Ryan Marx e diferencia esse produto dos demais concorrentes na região, já que o coloca de forma mais convidativa aos países que ainda não conhecem esse destilado com mais de quatrocentos anos da Índia.

Além da Cazulo, as marcas Big Boss,Lobos, Launi,Shells, Cashyo, Malakaya, Pegal e Reais também produzem o localmente um destilado de cajú.
Quer saber qual é a diferença entre uma bebida industrialmente produzida e outra artesanalmente produzida?!

As duas podem ser tão boas quanto, porém, numa fábrica autorizada pelo governo, provavelmente o processo de retirada do suco do cajú não seja feito dessa forma aqui abaixo. cazulo3O estado de Goa é conhecido por suas belas praias e principalmente por suas festas eletrônicas que embalaram o mundo trance na década de 80 e 90.

O estado de Goa era uma colônia portuguesa até o fim da década de 50, então, apesar da língua oficial ser o concani, ainda é muito comum encontrar pessoas falando português. cazulo2Se você estiver em Goa e pedir um Feni, provavelmente o atendente vá te perguntar:

“- De cajú ou de coco verde?!”

cazulo4Isso porque Feni também pode ser feito de coco verde da região de Goa.

Apenas caju e coco verde da região de Goa podem ser usados para fazer o destilado Feni.

Dizem até, não posso provar, que também é proibida a venda da bebida fora do estado de Goa o que lhe dá status de indicação geográfica como o cognac, champagne, tequila e a cachaça.

Apesar disso, infelizmente o comércio ainda é muito desorganizado, como se fosse um subproduto local.

Após a fermentação, o caldo do caju recebe uma dupla destilação antes de descansar por um ano em um garrafão de vidro, como manda a tradição indiana.

O processo para preparar o  Feni de Coco Verde deve ser absolutamente idêntico ao processo do Feni de Caju.

Cada garrafa possui 750 ml e 42,5% de graduação alcoólica.