A Diageo, gigante multinacional do mercado de bebidas, está muito próxima de fechar um acordo para a compra de uma das marcas de bebidas mais lendárias de todos os tempos, a mexicana Jose Cuervo.  A notícia é do jornal britânico The Sunday Times, divulgado no Brasil pelo site da Veja.

A previsão é de que ainda nessa semana o negócio se concretize. O acordo envolve a compra da destilaria mexicana e de todas as suas operações pelo montante de 3 bilhões de dólares. Fato é que a Diageo vem se organizando estrategicamente para atender principalmente o esperado crescimento dos países emergentes, como o próprio México, China, Rússia, Índia e também o Brasil. Poucas semanas atrás a tradicional marca de cachaça Ypióca foi adquirida pela Diageo (pelo valor de 469 milhões de dólares, bem diferente do valor estimado para a Cuervo) e a tendência é que a Cuervo siga o mesmo caminho.

Mostrando que está investindo no mercado emergente, a Diageo desembolsou 2,1 mihões de dólares para adquirir a empresa turca Mey Icki, que possue diversos produtos no seu portfólio, desde vodkas, licores e espumantes. Um grande produto da Mey Icky é o Yeni Raki. Outra empresa que foi adquirida pela multinacional britânica é a Shui Jing Fang da China. A Shui é especializada na produção de Baijiu, uma bebida típica chinesa, tão famosa quanto a cachaça é para o brasileiro.  

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!