Netuno, a bebida regional da Bahia.

Quem já visitou a bela praia de Caraíva, no sul da Bahia,  provou ou conhece quem já tomou Netuno, bebida típica dessa região.

Netuno Gengibre é mais uma bebida regional desse nosso gigante Brasil que todos nós deveríamos conhecer antes de sair provando bebidas do mundo inteiro. Uma nação que não conhece seus hábitos não forma sua cultura, e uma nação sem cultura não é uma nação.

Você já conhece a Tiquira, dos índios maranhenses? E o Canjinjim, da Vila esquecida de Mato Grosso do Sul? Conheça outros produtos regionais típicos brasileiros aqui.

Netuno Gengibre é o filho famoso da Família Netuno, empresa que possui fábrica em Ilhéus, cidade eternizada por Jorge Amado, em sua obra Gabriela Cravo e Canela. A família ainda possui produtos como Netuno Jurubeba, Catuaba Netuno, e Vodka Ortroff, mas nada chega perto da Netuno Gengibre. Nada.bebidaInfelizmente não é nada fácil encontrá-la por aí nas prateleiras e no próprio sul da Bahia é dificil de comprar. Quer achar? Vá para cidades como Ilhéus, Trancoso, Praia do Espelho, Cumuruxatiba e claro, Caraíva.

Ao contrário do que algumas pessoas dizem, Netuno não é um conhaque nem uma catuaba com gengibre, e sim um composto, pois tem como base alcoólica a cachaça e recebe influência de outros ingredientes como caju e gengibre.  É possível que eles sejam fermentados e destilados para extrair seus aroma e sabor, mas também é possível que sejam adicionados apenas no fim do processo, garantindo assim uma percepção mais intensa das suas características.

Infelizmente a bebida é tão underground que é difícil encontrar informações sobre o produto. A própria garrafa é reutilizada, de empresas como 51, Pitú ou cerveja.

Fato é que Netuno é um aperitivo na sua essência. Baixa graduação alcoólica (apenas 17% de álcool) que acaba transformando um copinho em dois ou três, sem sentirmos os efeitos imediatos da bebida.

Visualmente é chocante. A bebida é escura, quase negra, e isso provavelmente se deve à fermentação e naturalmente ao escurecimento do gengibre ou de infusões sem o seu refinamento no final. Baixa limpidez e a intensidade da coloração  demonstram o alto corpo da bebida.

No aroma, Neturno é picante, complexa e desafiadora. Sim, desafiadora. Ninguém provará Netuno pela primeira vez e dirá,” é fácil, dá aqui!”. É preciso enfrentar esse novo aroma, gostando ou não no final.

Na boca, transmite com vida a picância do gengibre, que só é amaciada pela segunda camada de sabor do cajú e pelo baixo teor alcoólico. Sem gelo, assusta e queima e te faz odiar o gengibre. Com gelo, como deve ser bebido qualquer coisa no sul da Bahia, é refrescante e te faz querer tomar mais e mais.

O preço é baixo, entre R$ 8,00 e R$ 12,00 a garrafa de 960 ml, o que nos leva a imaginar que a qualidade do álcool não seja uma grande preocupação da marca, mas, isso não é nenhum problema.

Se algum dia te oferecerem Netuno, não pense duas vezes. Experimente um pedacinho da história etílica do nosso país.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!