Moscow Mule é o clássico que recebeu um toque brasileiro para brilhar nos bares

O Moscow Mule é um clássico da coquetelaria, criado por volta de 1941, após o período da lei seca americana, que por motivos inesperados, ganhou uma releitura no Brasil e é servido diferente do mundo inteiro. Aprenda a preparar a receita aqui.

Se você pesquisar nos livros de coquetelaria do mundo inteiro, lerá: vodka, limão e ginger beer, – um refrigerante não alcoólico de gengibre, muitas vezes chamado de cerveja de gengibre por conta da sua textura mais próxima à cerveja e de fato ter uma fermentação do gengibre, açúcar e levedura.

Está duvidando? Escreva no googlemoscow mule recipe” e você verá que nenhuma receita aparece com espuma de gengibre. Isso aqui, é coisa nossa!

A famosa caneca de cobre é uma menção ao tipo de copo mais resistente que os viajantes levavam em suas longas viagens no lombo das mulas.

Acontece que este imenso país chamado Brasil historicamente não possui um fornecedor de ginger beer, o que fez com que o experiente bartender Marcelo Serrano tenha adaptado a falta do refrigerante de gengibre para uma espuma de gengibre.marcelo serrano

Então, ainda no extinto Myny Bar, Serrano lançou para a carta de drinques primavera-verão de 2011, o ainda não conhecido Moscow Mule, com um toque de angostura para equilibrar a acidez e doçura. Parece que o drinque ainda estava além do seu tempo, pois não teve a mesma repercussão que no bar seguinte que Serrano assumiu.

O Brasserie des Arts inaugurou com tanto sucesso que o Moscow Mule passou a ser o mais consumido da casa. Resultado, chegou a vender mais de seis mil Moscow Mule por mês. Feito que deu ao bar a notoriedade da receita, tornando-o acessível para clientes e bartenders.

Hoje, servir um Moscow neste país com a receita original, sem a famosa espuma de gengibre, é quase uma garantia de que o cliente vai reclamar. São sem dúvida dezenas de bares em todo o país servindo a receita e gentilmente compartilhamos com você a receita de Marcelo Serrano. Aproveitem!

Aprenda a Receita

moscow muleMoscow Mule, por Marcelo Serrano

50 ml de vodka
20 ml de suco de limão
20 ml de xarope de açúcar 1:1
5 gotas deAngostura bitter
Espuma de gengibre

Em uma coqueteleira com gelo, coloque todos os ingredientes, menos a espuma de gengibre e bata bem.
Coe para uma caneca de cobre com gelo e finalize com uma espuma de gengibre.
Sirva imediatamente.

para preparar a espuma de gengibre (rende de 30 a 40 drinques)
100 ml de suco de limão, 100 ml de xarope de açúcar, 100 ml de suco de gengibre fresco, 100 ml de clara de ovo

Em um sifão para chantilly, misture todos os ingredientes, feche e reserve em geladeira até a hora do uso. Antes de servir o drinque, carregue o sifão com uma cápsula de gás. Agite bem e deixe descansar por meia hora. Utilize a espuma para finalizar a bebida.

De acordo com Serrano, “a espuma de gengibre é a própria decoração do drinque”.  Ele não é fã de grandes invencionices nesse caso, mas respeita a identidade de cada um. Ou seja, quer fazer o verdadeiro, nada de limão, hortelã, ou outras coisas, deixe a espuma brilhar.

Ah, e nada de dizer para o cliente que é uma criação sua hein. Essa aí tem nome e endereço, Marcelo Serrano.