Caballito, a história do copo tradicional de tequila

Se você acha que sabe como se toma tequila de verdade, deve conhecer esse tradicional copo mexicano, o Caballito aqui abaixo. O Caballito é de vidro, na maioria das vezes temperado e grosso. Ele tem um formato cilíndrico, é levemente angulado, com a boca um pouco mais larga que a base.

Em média, é possível preenchê-lo com 60 mililitros de tequila, acima da tradicional dose brasileira.caballitoMas duvido que você saiba que antes de eles ser esse copinho bonito de vidro, ele foi de cerâmica, cabaça e até chifre de bovino! Isso mesmo!

A origem do seu nome “Caballito” remonta a época dos fazendeiros mexicanos que tinham posses de terras agaveras e estavam acostumados a sair a cavalo para supervisionar os trabalhos do campo.

Nessas viagens, levavam consigo um chifre de boi adulto, recortado e limpo, que depois das longas jornadas de trabalho era utilizado para tomar tequila direto do alambique.

Logo, quando alguém lhes perguntava para que levavam aquele chifre, a resposta estava pronta:
– Para dar de beber ao Cavalinho (Caballito)! caballitoCom o passar dos anos, o chifre deu lugar para a cabaça de uma árvore típica mexicana.

Depois, foi usado uma xícara de barro com alça, para prender à cela do cavalo, e por último, assim que a produção de vidro se estabeleceu, chegamos ao Caballito como se conhece hoje.

Na foto acima, você pode ver como eram os antigos formatos e materiais.
Esse kit que remonta a história do Caballito foi fabricado e está a venda na loja da Cuervo Tequila, localizada na Destilaria  La Rojeña, em Jalisco, no México.

Da próxima vez que for beber tequila, peça o tradicional Caballito!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!