Quando a gente pensa em sexta-feira, dá aquele sentimento bom.

Não tem como, todo mundo trabalha a semana inteira e chega no final de semana, tudo o que queremos é que ele seja perfeito. A vida, claro nos mostra que nem tudo dá para ser como a gente quer. Mais ainda não fomos impedidos de sonhar.

Se eu fosse descrever meu final de semana cervejeiro perfeito, ele seria cheio de amigos, família e muitas cervejas diferentes acompanhando aquela comida que nos damos o direito de aproveitar no final de semana!

Logo na quinta o pessoal já começa a se mexer, chega um convite para sexta. Encontrar com o pessoal para colocar o papo em dia na mesa de um bar! beer

Happy hour me parece a melhor escolha, chegar ainda cedo, conseguir uma mesa e um garçom bem disposto a nos servir! A turma vai chegando aos poucos conforme o trânsito e os afazeres no final da tarde deixam. Escolhemos beber algumas cervejas de trigo para começar. Eu para variar, vou pedir uma Hoeggarden, que é a witbier que eu não me canso! Como é uma cerveja com bastante sabor, não vou beber mais do que uma e para acompanhar poderia pedir uma salada, alguns frutos do mar ou mesmo camarão empanado (eu ficaria com a salada, somente por que sou alérgica a peixe e frutos do mar). As pautas começam a rolar e a mesa fica mais cheia. Os atrasados vão chegando e pegam a segunda leva de pedidos de cerveja. Agora passamos a tomar uma Brooklyn Brown Ale e eu responsável pela harmonização pedi uma porção de bolinhos de carne seca. Copo vai, copo vem e como ainda é sexta, peço uma Punk IPA da BrewDog para harmonizar com uma porção de linguiça apimentada e finalizar a noite.

No sábado é o dia de chamar um casal de amigos para jantar em casa. Para receber, uma seleção de queijos (Gruyère, Parmesão e Brie). No balde diversas cervejas para harmonizar: Com o queijo Gruyère eu poderia tomar uma Eisenbahn Pale Ale, com o Brie uma Saison St. Feuillien e para o Parmesão uma Wäls Trippel. Para o jantar, um Risotto de Funghi e Filé Mignon com uma cerveja La Trappe Dubbel (deu fome!). E finalizar a noite cheia de conversa, cerveja e gastronomia, uma das minhas sobremesas favoritas: Pudim de leite, harmonizando com uma Way Porter.

Domingo no almoço com a família, muita gente, paladares diferentes e nem sempre acostumados aos amargores do lúpulo ou do malte, escolho servir uma Colorado Appia, que é bastante suave e com um leve toque de mel, não tem erro! Podemos harmonizar esta cerveja com a já tradicional massa dominical, caso o molho não seja muito forte. Já no meio da tarde, o futebol toma conta e para este momento, eu com certeza ia pedir uma Pilsen, o dia está quente e ninguém é de ferro!Deste estilo, uma que eu gosto muito é a Invicta Pilsener, e como eu moro em Ribeirão Preto, já tinha me organizado e pedido um barril de chope lá na cervejaria! Esquema todo montado com as chopeiras, pode rolar o jogo e a descontração!beer Já que o final de semana é cervejeiro e mantivemos o espírito “beba menos, beba melhor” ainda temos fígado para terminar a noite em pizza e cerveja! O pedido é uma pizza meia Frango com Catupiry e meia Brócolis, clássico!

O final de semana perfeito termina assistindo um filme eu bebendo uma Weihenstephaner Hefe Weissbier.

Para você, quais seriam suas cervejas para um final de semana perfeito?

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!