bissapJus de Bissap, a bebida nacional do Senegal

Jus de Bissap, ou simplesmente Bissap, é uma das bebidas mais consumidas em todo o Senegal, pequeno país do noroeste africano.

Bissap é o nome de uma das bebidas mais populares na África que mistura a flor de hibisco com hortelã, água de flor de laranjeira, baunilha, suco de laranja e suco de limão num copo com gelo e é servida como um refresco para qualquer hora do dia.

Vale lembrar que o Islã é a religião dominante no país e, como sabemos, não é permitido o consumo de álcool pelos muçulmanos.

Tão popular no Senegal que você pode encontrar em qualquer esquina, feita por várias donas de casa, fazendo com que o refresco ficasse conhecido como “Bebida Nacional do Senegal”.

Se não quiser experimentar o Bissap direto da fonte, você pode comprar refrescos vendidos engarrafados em lojas, como se fosse nosso guaraná no Brasil.

É verdade que existem outras bebidas em países diferentes feitas à base de chá de hibisco gelado, mas com essa combinação, nenhuma.

No México, temos a clássica Água de Jamaica, no Egito e no Mali temos o Karkaday, na Guinea é conhecido como Oseille de Guinea,  também na Serra Leoa é conhecida como Wonjo, na Nigéria é conhecida como Tsobo, no Iraque Chai Kujarat, no Irã Chai Torsh e, pra finalizar, Gumamela nas Filipinas.

Para fazer  o Jus de Bissap é muito simples, só seguir a receita abaixo:

2011_06_10-HibiscusTea1200 ml de água mineral
200 g de flor de hibisco desidratada
150 g de açúcar refinad
1 colher de chá de extrato de baunilha (não essência, extrato)
1 colher de água de flor de laranjeira
10 folhas de hortelã fresca
1 pitada de noz moscada
50 ml de suco de limão
100 ml de suco de laranja
cravo e canela a gosto

Para preparar e servir o Jus de Bissap

Coloque a água em uma panela e deixe ferver, então coloque o hibisco e deixe em infusão por meia hora.

Retire o hibisco com uma peneira e fique com o líquido apenas. Adicione todos os outros ingredientes e deixe refrigerar.

Sirva com gelo num copo longo ou passe para uma jarra com cubos de gelo.

Vale lembrar que a flor comestível de Hibisco usada é a Hibiscus sabdariffa, diferente da que normalmente encontramos nas ruas por aí, igualzinha a da foto abaixo.
jus de bissap

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!