Groselha do Ceilão, frutinha deliciosa e pouco conhecida

Quem acompanha o Instagram do Mixology News percebeu que na semana passada postamos uma foto de uma frutinha intrigante, que ninguém conseguiu acertar qual era.

Cientificamente ela se chama Dovyalis hebecarpa, mas pode chamá-la carinhosamente de Groselha do Ceilão. E se quiser pesquisar mais sobre ela em inglês, procure por Ceylon Gooseberry.

Frutinha típica do Sri Lanka e do sul da Índia, principalmente porque se desenvolve nas regiões tropicais e subtropicais.

Aí você pergunta, mas a Groselha não é do Ceilão? Então, onde é o Ceilão?! Ele não existe mais, e agora a região se chama Sri Lanka, entendido?

Também é possível encontrar a Groselha lá no Havaí, onde recebe outro nome, o de Ketembilla, ou Ketambilla.  É usado na ilha para sucos, geléias e uma manteiga típica com ketembilla e maçã. groselhaceilao

Por ter uma ótima adaptação em regiões quentes e úmidas, o Brasil tem começado a dar valor a essa fruta por conta do seu rápido crescimento, por volta de três anos ela já está pronta para colheita.

 

Na coluna Fruta da Semana você conhece outras frutas exóticas!

groselhaceilao3A Groselha do Ceilão tem uma casca linda de morrer, mistura o azul escuro com o amarelo.

É rico em vitamina C e tem uma aparência muito peculiar, por possuir uma leve pelugem, lembrar uma cereja escura e ao morder, ter textura de uva escura.

O sabor dela é cítrico e levemente adocicado, por isso, sabiamente em Israel se usa muito para geléias e compotas.

Ficou curioso?! Você pode encontrar essa frutinha exótica no Mercado Orgânico Apanã, que é localizado na Avenida Turiassú, 1645, em Perdizes, São Paulo.

O custo não é o mais atrativo, algo em torno de R$ 12,00 a R$ 18,00 a bandeja ao lado, mas o alimento era orgânico e raro ainda, então compensava.

Siga no Mixology News no Instagram para acompanhar por onde nós estamos! É @mixologynews.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!