Rota do Café | As melhores cafeterias da Austrália

Sentado no aeroporto de Santiago, esperando meu voo para Austrália, comecei a pensar em quantas viagens já fiz por conta do café e campeonatos de baristas.

E aí ficou fácil, foi só acessar a minha coluna no Mixology News e ler todos os posts que fiz pelo mundo afora.

Sempre digo que tenho o privilégio de ser juiz do Campeonato Mundial de Baristas (WBC). Além de provar excelentes cafés, feitos pelos melhores baristas, ainda tenho a oportunidade de conhecer novos países, com diferentes culturas e hábitos de consumo.

Este ano e evento foi do outro lado do mundo, em Melbourne, na Austrália. E foi nessa cidade que eu tive umas das mais impressionantes experiências como barista: nunca visitei uma cidade com tantas cafeterias de boa qualidade na minha vida! É o paraíso de quem busca um bom espresso.marketlane caféO Market Lane Coffee tem algumas lojas na cidade, mas se você for à que fica na Faraday St, pode passar direto por ela e nem perceber. Por uma pequena e simpática janela você pode ver o interior de uma cafeteria minúscula e simpática.

Lá eu tomei um excelente café filtrado de El Salvador que tinha sabor de frutas amarelas e acidez málica. Um sabor tão intenso que deu vontade de ficar e saborear por mais tempo.

rota do café

rota do café

De lá segui para o famoso Seven Seeds onde eu pedi um espresso feito com grãos 100% brasileiros, direto da Fazenda Sertãozinho, em Minas Gerais. Doçura de caramelo, corpo aveludado e acidez cítrica.

Como não tive muito tempo para fazer passeios turísticos e ver cangurus, almocei por lá e comi uma ótima carne de canguru ao molho de café – tem que provar!

Para o final, tomei uma aeropress de um café Colombiano de Huila e os aromas florais caíram muito bem com a refeição.Antes de ter uma overdose de cafeína, estava buscando o último lugar para conhecer – Auction Rooms.

Estava na esquina, mas não sabia para que lado seguir quando perguntei a um senhor na rua onde ficava. Ele apontou para a minha direita e emendou: “Não tem só esse.

Em Melbourne é impossível tomar café ruim”. Ele tinha razão: um macchiato com sabor de maçã caramelada coroou o final da tarde.auction.roomsComo eu já disse inúmeras vezes, Melbourne é a capital mundial do café.

Nunca presenciei tantas cafeterias de qualidades espalhadas em uma mesma cidade. Lá se utilizam máquinas de alta qualidade, grãos mais do que especiais e os baristas são extremamente dedicados e sempre querem entregar a melhor xícara para seus clientes.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!