A Era da Proibição, um dos momentos mais importantes da história da coquetelaria norte-americana, em um seriado disponível.

Ken Burns é um cineasta reconhecido mundialmente por dirigir documentários relacionados à história dos Estados Unidos, com temas como a Guerra Civil, Jazz, Thomas Jefferson ou Mark Twain.

É dele também um excelente trabalho em três partes sobre um dos períodos mais inusitados dos Estados Unidos do século 20: a Lei Seca. “Prohibition”, de 2011, está disponível na Netflix, com três episódios de pouco mais de 1h30 minutos de duração cada um.O documentário é surpreendente pela abrangência. Mostra desde a relação abusiva que os cidadãos tinham com a bebida na virada do século 19 até que, finalmente, após anos de tentativa, grupos que se mobilizavam socialmente em torno da bandeira anti-álcool conseguiram a aprovação da 18ª Emenda à Constituição norte-americana. Depois disso, vieram os efeitos sociais e legais da proibição do álcool até a revogação da lei seca.

Descubra aqui o todos os efeitos que a Proibição Americana causou no país

Quase todo mundo já conhece as consequências da proibição: contrabando de bebidas, surgimento dos speakeasy, Al Capone, e o florescimento de coquetéis elaborados para disfarçar o gosto do álcool de péssima qualidade que circulava clandestinamente.

Uma mistura de hipocrisia, desinformação e puritanismo religioso foi o combustível que levou a sociedade americana a acreditar que todos os males advinham do álcool. Se o empenho para proibir a fabricação, o comércio, o transporte, a importação e a exportação de bebidas alcoólicas foi grande, não foi menor a dedicação para burlar a lei.

Conheça o Bee Knees, drinque clássico da época da Lei Seca

Receitas para comprar remédios com álcool era moeda corrente, vinho sacramental para cerimônias religiosas causou um surto de fé no país, entre outras mutretas. Entre os diversos personagens que levaram o país a adotar a lei, sem dúvida o troféu bizarrice vai para uma senhorinha muito decorosa e com cara de poucos amigos, chamada Carrie Nation.Integrante do Movimento Temperança, um dos pilares da luta pela proibição do álcool, ela acreditava ter uma missão especial. Investida de autoridade divina e uma machadinha, saía pelas cidades destruindo bares e saloons sozinha, atendendo assim a um chamado divino contra o álcool, segundo sua própria crença. Seu quebra-quebra não durou muito, mas causou barulho e prejuízo.

O bom bebedor Fernando Pessoa, sob o heterônimo de Álvaro de Campos, chegou a dedicar-lhe um poema, onde a chama de “bruxa de boa intenção” e “odiosa, como todas as santas”. Válida por 13 anos, de 1920 a 1933, a Era da Proibição se tornou um dos maiores fracassos legislativos de todos os tempos.

No entanto, rendeu um grande documentário, que pode ser devidamente apreciado com um bom bourbon.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!