A descrição abaixo de Harry Cradock para o Marmalade Cocktail, sua criação aparece no nosso tão citado Savoy Cocktail Book.

“Pelo seu leve sabor amargo este coquetel adequa-se muito bem como um aperitivo para a hora de almoço.”

Embora pareça uma prática moderna, utilizar geléias em coquetéis não é nada novo, como nos demonstra este coquetel de 1930.

O Marmalade Cocktail é um dos primeiros coquetéis a fazer uso de geléias e o precursor do moderno e sim mais famoso Breakfast Martini.citrus marmaladeEm toda sua simplicidade o Marmalade Cocktail demonstra de uma maneira muito clara como fazer bom uso dos produtos que nos são disponíveis.
Além de ser um excelente ingrediente alternativo para fazer coquetéis em casa.

Devido a alta concentração de açúcares este produto também pode ser utilizado no lugar de um licor ou xarope.

No caso de geléias de outros sabores ganha-se a opção de utilizar uma fruta que não seja nativa ou ainda que esteja fora de época.

As geléias de laranja costumam trazer em sua composição as cascas da fruta que agregam um toque amargo muito semelhante a um licor de cascas de laranja.

O uso de geléias agrega ao coquetel não apenas dulçor e sabor da fruta, mas também textura, devido à alta concentração de pectina (gelificante natural das frutas) presente neste produto.

Da mesma forma que no uso do mel em coquetéis, a geléia deve ser primeiro diluída nos ingredientes liquidos para evitar que empedre ao ser resfriada.

De maneira geral, por conter pedaços da fruta, é necessário também fazer uma dupla coagem antes de servir o coquetel, proporcionando assim uma textura homogênea à bebida.

Apresento agora uma receita com medidas para este delicioso clássico esquecido.

marmalade 1MARMALADE COCKTAIL

60 ml de gim
25 ml de suco de limão siciliano
2 colheres de bar de géleia de laranja

Dissolva a geléia nos ingredientes líquidos, bata vigorosamente com gelo e sirva, com coagem dupla,
em uma taça coquetel resfriada.
Decore com casca de laranja.

Aproveite a oportunidade para presentear seu balcão favorito com uma boa geléia e fazer um coquetel utilizando-a.

Conte nos comentários abaixo suas experiências com coquetéis e geléias e compartilhe nas redes com #DrinquesDoBau. Saúde!