Cerveja, uma bebida antiga, cheia de histórias.

Os que gostam de história devem saber que a cerveja existe há cerca de oito mil anos, ela é precursora de todas as outras bebidas (talvez não do vinho, mas isso fica para outro dia). Tudo aquilo que você conhece tem história e essa história vem da cevada, dos grãos, da Mesopotâmia e de uma chuva qualquer.

Foi a cerveja que nos deu (pensando bem, dá até hoje) a oportunidade de sermos mais sociáveis. Um vídeo obrigatório para entender mais o que eu digo é o How Beer Save the World (Como a Cerveja Salvou o Mundo), que conta de maneira divertida a história do “pão líquido” e da nossa evolução.

Hoje somos dominados por grandes marcas mainstream , será que somos mesmo? Já tem muita gente que deixou de acreditar nisso e hoje escolhe entre os mais de 550 rótulos disponíveis  pelo menos no país entre cervejas nacionais e importadas e este número só tende a crescer.

Os eventos cervejeiros pipocam por todo o  país e mostram que aqui temos uma cultura cervejeira efervescente e muito a mostrar. Os vinhos ajudaram as cervejas abrindo caminho para a gastronomia, não só a de bar, mas também a  alta gastronomia, chefs renomados, sua geladeira e no empório mais perto de você.

Existem hoje centenas de lojas on line que vendem e entregam cerveja de todos os tipos na porta da sua casa além dos empórios que se multiplicam e se especializam cada vez mais, ou seja, não vão faltar meios dessa onda chegar até você, basta um cuidado maior nas suas buscas.CervejaAo longo do tempo minha missão não será fazer você trocar a cerveja redonda (aka facsímile) por uma artesanal, cerveja é muito mais do que isso. A todos que sabem o que eu falo, entendem a imensidão de assuntos que serão tratados aqui.

Paladar é algo que adquirimos, e ao passar do tempo é ele quem vai mudar de opinião. Você vai mudar para escolhas melhores e mais conscientes.

O sabor de uma Witbier (Biere Blanche em frânces) é um bom exemplo, uma das minhas cervejas preferidas e nela se adiciona semente de coentro e casca de laranja, já imaginou?cerveja No mundo profissional, mais uma árdua tarefa, já não nos basta saber sobre destilados, vinhos, cafés, misturas?

Não, um profissional completo hoje também estuda também sobre cerveja, ao menos lê um texto mensal para saber. No meu caso, isso tudo aconteceu por que eu visitei uma fábrica artesanal, bebi do tanque e me apaixonei, descobri que não gosto de cerveja pilsen e não preciso bebê-las, tenho dezenas de outros estilos para apreciar. E você, qual será o seu estilo?

Então, vamos aos goles, muito prazer Bia Amorim. Beba menos, beba melhor.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!