Pitaya, a fruta mais linda de todas e seus diferentes tipos

Fruta da Semana é a seção deste blog que traz mensalmente (e com a ajuda de vocês) novidades sobre as frutas inusitadas, diferentes, desconhecidas por muitos, e também uma receita ou produto novo.foto-pitaya1Não tem fruta melhor para começar senão a Pitaya, Pitaia ou Dragon Fruit.

Essa fruta, é na verdade um tipo de cacto, é proveniente de uma faixa tropical que abrange o México, Vietnã, China e Malásia.

Ela possui três grandes variedades que você pode verificar nesse foto abaixo:
pitayaUma com pele rosa e interior branco(foto), outra com pele amarela e interior  branco e a terceira com pele rosa e interior vinho.

Prová-la por sí só já é uma experiência sensorial extremamente gratificante.

No aroma lembra água de coco. O sabor é de lichia com melão amarelo, e a textura, acreditem, de kiwi. Assim mesmo, vai entender.

Cada uma possui características próprias, como uma ser mais firme do que outra, ou mais ácida do que outra, mas em geral, seguem a descrição acima.
São inúmeras as aplicações desta fruta em produtos, como sucos, energéticos, xaropes, refrigerantes,  água vitaminada e tantos outros produtos para sentir o gostinho da Pitaya.
pitayapitaya3Até rum flavorizado de Dragon Fruit tem. A Bacardi lançou o Bacardi Dragon Berry que infelizmente ainda não chegou ao Brasil.pitaya4Hoje em dia conseguimos encontrar essa fruta em alguns hortifrutis especializados, mas a tal da Pitaya ainda causa certa estranheza .

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!