Tiquira, o destilado de mandioca esquecido do Brasil

Brasil é conhecido como o país da cachaça, mas deixamos de lado algumas raridades de lado para fortalecer a imagem da aguardente de cana. Uma delas é a Tiquira, entre outras, como Canjinjin, Cataia e a Consertada.

Bebida típica do Maranhão, em torno de apenas cinco a sete municípios ainda produzem esta bebida.
A Tiquira é feita através da destilação de mandioca e adição de folhas de tangerina.

O nome Tiquira possui dois possíveis significados. De acordo com Stradelli, tiquira é a palavra nheengatu que significa “destilado obtido a pingos, através do beiju de mandioca fermentada”. Já para Anchieta, tiquira deriva da língua indígena tupi, “a gota”, por fazer referência ao gotejar do líquido durante a destilação. Você pode encontrar isso no livro de Gonçalves de Lima, Anais da Sociedade de Biologia de Pernambuco, 1943.Há uma lenda no Maranhão, que de tão forte, após tomar três ou quatro doses de Tiquira, as pessoas não deveriam tomar banho ou molhar as cabeças, correndo o risco de morrerem ou ficarem “aluadas” ou seja, ruins da cabeça.

A produção de Tiquira ocorre na sua grande maioria, de forma artesanal e o comércio é feito no mercado informal. São poucas as marcas que conseguem regulamentação do Ministério da Agricultura para produzir e comercializar esta bebida, transformando seu mercado potencial em um nicho de curiosos ou locais.

Apesar da importância cultural, a tiquira vem desaparecendo pouco a pouco assim como seus criadores.

A Tiquira costuma ter graduação alcoólica entre 36 e 54 graus, mas por conta da falta de regulamentação outros números podem ser encontrados.

Já essa cor típica da Tiquira por mais estranho que pareça é 100% natural, oriunda das folhas de tanja, (tangerina), dando uma coloração roxa/rosa/azulada.

Curioso que no próprio estado do Maranhão, existe outra bebida rosa (só que desta vez artificial) muito conhecida, o Guaraná Jesus.

Se você pensar que na verdade a mandioca é o ingrediente brasileiro, podemos gerar uma discussão aqui de qual é a aguardente genuinamente brasileiro, não acham?
Para quem não sabe, a cana de açúcar foi trazida apenas em 1500- 1550 pelos portugueses.Devemos e muito aprender com o que resta da cultura indígena, e principalmente com esse povo tipico do Maranhão que mantém vivo algumas das mais belas culturas do nosso país.

Infelizmente não conseguimos manter próximos de nós as crenças e costumes indígenas, mas não podemos deixar que mais uma parte da nossa história seja esquecida por conta das grandes empresas e do nosso desinteresse geral.

A mandioca foi um dos alimentos mais importantes dos índios, pela sua alta performance e fartura em diversos tipos de solo. Enquanto os homens caçavam, as mulheres da tribo eram responsáveis pela preparação da tiquira.

Sabemos que antes dos europeus chegarem ao Brasil, os índios apenas produziam bebidas fermentadas, mas mantendo o máximo da produção original, a Tiquira passou a ser bebida destilada.

Nos últimos anos,o governo maranhense tenta preservar a cultura da Tiquira colocando-a como simbolo regional. Vamos torcer para que consigam!

Quer aprender como é feita a Tiquira?
Veja esse fluxograma de todas as etapas do processo tradicional.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!