Aconteceu neste fim de semana o Festival Ver-o-Peso 2012 da Cozinha Paraense. É um evento anual que promove os sabores e estilos da cultura gastronômica do Pará, idealizado pelo chef Paulo Martins, do restaurante Lá em Casa. Quem tiver a oportunidade de conhecer um dia, não perca. O Pará é um mundo à parte, e meus conterrâneos do sudeste brasileiro não fazem idéia da grandeza dos aromas e sabores que existem por lá. Uma delas, tive a oportunidade de conhecer e quero dividir com vocês. É a cerveja Amazon Beer.

Já provei muitos sabores desta região como o tacapá com tucupi, o jambu,  uxi, e fui em uma sorveteria tradicional chamada Cairu com frutas regionais como o próprio Cairu, Taperebá,Castanha do Pará, Brejaúva e Tapioca, entre outros.

Mas me impressionei com a qualidade de uma cerveja artesanal de Belém, a Amazon Beer.Instalada na região das Docas, a Amazon Beer exibe um vistoso maquinário de 12 tanques de cobre e aço inoxidavel cada um com capacidade para 1200 litros.
Sob a supervisão do mestre cervejeiro Izair Traversin, são produzidos seis tipos. Os mais tradicionais, como a Pilsen, chama-se Amazon Forest. Com malte torrado, a River tem teor de alcool mais elevado. Porém a que mais me chamou a atenção foi a Bacuri Beer, que recebe o nome por ter uma essência da própria fruta regional em sua composição. O bacuri lembra levemente o conhecido cupuaçu.Fantástica.
Acima, uma imagem dos chopps servidos na Estação das Docas, imperdíveis para quem estiver por lá.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!