A Rota do Café mostra o cenário de cafés da cidade de Chicago.

Como classificar o melhor café da sua vida? Parece uma tarefa impossível, não é?!

Uma afirmativa dessas pode até soar leviana, mas creio que nessas horas não importa se você é um especialista, mas sim, o seu gosto pessoal.

É como fazer um TOP 5 das suas músicas favoritas, eleger o melhor filme da sua vida, seu prato favorito, etc.

O único critério válido em ocasiões como essa é a experiência através dos nossos olhos. Me lembro de ter desenvolvido um método simples de classificar os melhores cafés que eu já tomei: selecioná-los por ano!

caféComo o ano de 2012 ainda não acabou, vamos falar de 2011.

Nos últimos anos os melhores cafés que eu provei ficavam ainda melhores em métodos filtrados, tais como V60, Chemex, Aeropress, French Press, Sifão e outros.

Em resumo, eu estava muito decepcionado com cafés espressos – claro que provei espressos deliciosos, mas o mesmo café em outro método era sempre melhor.

Só que o melhor café que eu tomei ano passado veio em uma desacreditada xícara com uma estrela no fundo.

Uma hora após desembarcar em Chicago eu já estava zanzando à procura da primeira loja da Intelligentsia Coffee & Tea para me esquentar.

Perto do Millenium Park, na 53 East Randolph St. localiza-se uma das três simpáticas lojas da rede de cafeterias e torrefação que começou suas atividades em 1995 e é hoje sinônimo de altíssima qualidade.Uma rápida olhada no cardápio e vi que eles tinham dois blends: Black Cat (que eu havia provado dias antes em Nova Iorque) e outro do Burundi que escolhi sem pestanejar. Tudo extraído com extrema técnica, dose dupla em um porta filtro naked  feito em uma Synesso.

Não pude acreditar naquele café – um néctar doce, pesado e extraordinário. Fui obrigado a tomar outro na sequencia para constatar o quão denso era o corpo, a acidez lembrando frutas vermelhas, a doçura de melaço de cana e sabor residual que lembrava especiarias e nozes.

Fiquei menos de 70 horas em Chicago, mas tomei por volta de 15 espressos do NgogomoIkirezi, Burundi. Um café memorável e que é excelente para ser consumido em qualquer método, mas é no espresso que ele se torna inesquecível.

Chicago é uma das cidades mais lindas que eu já visitei, com arquitetura de encher os olhos e culturalmente muito rica. Mas essa cidade estará sempre na minha memória pela velocidade com que você esquece os ventos cortantes e gélidos após 30 incríveis mililitros dessa bebida tocar sua língua.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!