O Bacardí Legacy Brasil 2017/18 tem seu campeão, Ernesto Lara com El Imigrante

O Brasil já tem seu representante para a Final mundial de Bacardi Legacy, maior competição de coquetéis do mundo realizada por uma única marca. Ernesto “Nica” Elizondo, do Riviera Bar, levou o cobiçado troféu com o coquetel “El Imigrante” e já se prepara para embarcar rumo ao México e defender sua criação na final global.

O pub Kia Ora reuniu mais de uma centena de profissionais e apaixonados por mixologia para acompanhar de perto a apresentação dos três finalistas da Etapa Brasil do concurso. Os competidores apresentaram a história por trás de cada criação e o sabor das receitas elaboradas especialmente para a competição. Vinicius Gomes, do High Line, em São Paulo, e Zé Swaiger, do Nomaa Hotel, em Curitiba, também arrancaram aplausos da platéia em suas performances e elogios por seus coquetéis.Radicado em São Paulo e natural da Nicarágua, Nica agradeceu a todos que lhe ajudaram na divulgação campanha promocional do ‘El Imigrante’, um dos requisitos do concurso. O Bacardí Legacy é realizado pela Bacardi desde 2011 e esta foi a primeira edição do evento com abrangência em todo território nacional.

“O Bacardí Legacy propõe um desafio único que vai além de criar coquetéis deliciosos e apresentações impecáveis no palco, mas exige meses de dedicação e pensamento estratégico durante o período de campanha promocional dos coquetéis” explica Tony Harion, embaixador do portfólio Bacardí no Brasil.

Os bartenders foram instigados a desenvolver suas habilidades de vendas, networking com a comunidade, marketing e divulgação em mídias sociais para gerar interesse por seus coquetéis na trajetória de estabelecê-los como novos clássicos. “Estas capacidades, que, de certo modo, não costumam fazer parte das intensas demandas cotidianas do bartender, se provam muito valiosas durante a avaliação da campanha promocional que influencia muito na conquista do título”, complementa o embaixador.

Assista à todas as apresentações da final do Bacardi Legacy Brasil 2017-18

Quem é o vencedor?

Ernesto Elizondo, mais conhecido como Nica, é um dos bartenders da competente equipe do Riviera Bar, na Consolação em São Paulo. O jovem de 27 anos iniciou sua carreira no balcão do Mr. Jerry (SP) e agora, estabelecido no clássico balcão vermelho da Avenida Paulista, Nica tem colhido os frutos de seu trabalho nesta equipe cada vez mais sólida e promissora.

Para o seu coquetel El Imigrante, Nica escolheu abordar a imigração. “A família Bacardi se viu forçada a sair de Cuba, e isso criou o cenário perfeito para minha história, na qual um ex-trabalhador da fábrica original de Bacardi vai atrás da família para continuar fazendo o que tanto ama. Ele encontra no trajeto outro imigrante, da Itália, e a troca de conhecimentos e culturas origina o coquetel que criei”, conta.“A filosofia do El Imigrante é que em um mundo sem fronteira, todos somos imigrantes. A história enfatiza que a diversidade de ideias trazidas pela imigração gera grandes mudanças positivas em nossa sociedade”, explica o vencedor.

De acordo com Nica, usar uma técnica ainda pouco empregada no Brasil, swizzle, ajuda a homogenizar e resfriar seu drinque, um dos diferenciais de sua receita durante a etapa semifinal.

“Vou representar o Brasil da melhor forma possível. Tudo que sei de coquetelaria eu aprendi aqui. Sou brasileiro de coração e meu drinque representa justamente isso. Estarei lá pelos meus dois países” afirma Nica.

 
APRENDA A RECEITA

El Imigrante

50 ml de Bacardi Carta Blanca
15 ml de Martini Bitter
15 ml de Martini Rosso
15 ml de suco de limão siciliano
15 ml de xarope de açúcar
ramo de manjericão

Em um copo longo, adicione todos os ingredientes, adicione gelo britado até o topo e inserir o mexedor swizzle (ou uma colher bailarina).
Gire o mexedor entre as duas mãos rapidamente até o coquetel gelar e diluir apropriadamente.
Complete com mais gelo britado e finalize com um ramo de manjericão.

O Concurso

O Bacardí Legacy é realizado pela Bacardi desde 2011 e esta foi a primeira edição do evento com grande alcance em solo brasileiro. Além do desafio aos profissionais a criar um coquetel com Rum Bacardí que tenha potencial para ser o novo clássico da coquetelaria, a marca busca incentivar e promover a coquetelaria, em crescente demanda globalmente.

A divulgação dos coquetéis tem grande importância na nota do concurso. Os finalistas passaram os últimos três meses promovendo suas criações e, na última etapa, revelaram quais as estratégias utilizadas na divulgação para um corpo de jurados especializado composto por César Adames, Marcela Sobral, Marcelo Sant’iago, Marcelo Serrano, Márcio Silva, Marco De la Roche, Tai Barbin e Talita Simões.

A promoção do coquetel vencedor deve continuar até a o final de Abril, quando o vencedor embarca para a grande final global. Você pode ajudar nosso representante brasileiro preparando o El Imigrante e postando nas redes sociais com as hashtags: #ImigranteLegacy, #BacardiLegacy#BacardiLegacyBR.

ONDE BEBER EL IMIGRANTE

Riviera Bar
end: Avenida Paulista, 2584 – Bela Vista – SP
tel: (11) 32581268

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!