Whiskey deveria ser dourado não? Pois o Moonshine prova que nem sempre é.

Moonshine é uma bebida tipicamente produzida nos Estados Unidos, nos primórdios do último século, a base de no mínimo 80%, de milho macerado e com uma graduação alcoólica que chega em torno de 80% e que não passa por barril de envelhecimento. Por essas e por outras que atualmente o Moonshine tem sua produção e venda proibidas mas, algumas marcas estão lançando produtos que atendem à lei e contam a história desse estilo de destilado. Como essa simpática garrafa abaixo, lançada em 2011 com a lembrança do Moonshine, mas com apenas 40% de álcool sendo todo álcool proveniente de milho. Toda a sua produção vem da Destilaria Stillhouse, localizada em Culpeper no estado de Virginia.moonshine3A empresa nos indica algumas características do Moonshine, que no sabor encontramos uma doçura equilibrada e característica do milho recem cozido, mas ainda uma suave e elegante doçura. No nariz, uma lembrança de palha de milho depois de um leve orvalho. Tem final equilibrado e limpo, levemente temperado, mas com calor médio.

Até a marca de whiskey mais conhecida dos Estados Unidos já preparou uma versão de Moonshine para o seu portfólio. Jack Daniels Tennessee Rye, um belo representante da categoria, com 40% de álcool, se torna mais suave para o público que está acessando o produto.jack_daniels_unaged_rye_whiskeyAbaixo, uma figuraça dos anos 30, mais conhecido como Uncle Slug, the taste tester, um personagem criado pelo comediante americano Bob Buns para brincar com o estilo dos consumidores de Moonshine.

Conheça as 7 maiores curiosidades sobre os whiskys aqui.

A Moonshine recebeu o slogan de Clear Corn Whiskey e é o primeiro produto lançado pela Stillhouse, empresa dos restauranters e empresários Brad Beckerman e Adam Perry Lang. Diversas outras marcas lançaram seus próprios moonshines, mas o mais interessante é que poucas vezes os produtores de bebidas conseguem inovar sem gastar muito, nesse caso nada! Isso porque o Moonshine é basicamente o mesmo whiskey que eles produzem, só que mais barato, rápido e fácil, exatamente pelo fato de não envelhecer em barril de carvalho. É algo tão fácil e barato como a ideia de permitir que clientes façam blends de whiskey assinados por eles mesmos. Então quando tiver a oportunidade de experimentar um legítimo moonshine, não perca tempo. E de quebra experimente ele em um Whisky Sour clássico ou então em um Scofflaw Cocktail e veja a diferença entre um envelhecido e um não envelhecido.moonshine2